quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Unidade II

Em menos de 15 anos, a Internet – e com ela o ambiente em rede a longa distância – surgiu como uma nova ferramenta de comunicação acessível a usuários domésticos e empresariais.

Saltando do uso restrito a alguns poucos pesquisadores enclausurados em sombrios centros de pesquisa, passou a crescer a uma taxa média anual de 14%, até atingir cerca de 1 bilhão de usuários no final de 2005, segundo pesquisa da e Marketer (www.emarketer.com1).

Trata-se de um fenômeno espantoso, ainda mais por não ter sido promovido, difundido ou controlado por governos ou empresas – uma tsunami totalmente sem aviso ou patrocinador.

Hoje, é impossível explicar a Internet com os óculos e conceitos do passado
– desde seu surgimento praticamente autônomo até as conseqüências mais visíveis como o MP3, o Linux, o Kazaa, a Amazon, o Google, o Orkut e o Skype, que enfrentam do nada, e de repente, poderosos monopólios estabelecidos.

Isso vale também para os avanços da ciência, como a cura de doenças, o mapeamento e seqüenciamento do genoma humano2, e as novas conquistas em física quântica ou nanotecnologia...
Nesse módulo entenderemos um pouco mais sobre a "linguagem da internet", ou seja, o hiertexto (que permite realizar os links ou elos de ligação entre os textos) e a hipermídia (que integra imagem, som, movimento).

Bons estudos!

4 comentários:

  1. Avaliação da utilização da internet na educação presencial
    Com os avanços tecnológicos, as crianças e os jovens não querem somente lápis e papel, ai é o momento do professor agregar à tecnologia digital em suas aulas, uma aula com recursos que eles possam manusear. A internet hoje é um aliado do professor, uma ferramenta pedagógica que aproxima cada vez, mas professor e aluno. Não podemos nos esquecer que todo esse material serve para nos ajudar e não retirar a nossa função de professor. A tecnologia jamais irá substituir o professor e sim será um instrumento para dinamizar as aulas montar aulas criativas interagindo uns com os outros. A tecnologia é isso, trazer para sala de aula o prazer de estudar.
    Bárbara Moreira Mielke Scardua
    EEEFM “Eurico Salles”
    Itaguaçu - ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara!
      Você está coberta de razão, a Internet realmente é uma grande aliada de educadores de Norte a Sul do país. É uma pena que em alguns lugares do país ainda a informatização é tão precária, vemos que o governo deve investir mais nessa globalização virtual.
      Míria Souza Cruz
      EEEF "Brasil"
      Baixo Guandu

      Excluir
  2. Atividade 3 – participação no Blog do curso

    “Avaliação da utilização da Internet na educação presencial”

    A Internet tornou-se uma ferramenta de grande importância no ambiente escolar, pois faz parte do cotidiano das pessoas nas diversas áreas de atuação. Sua interatividade possibilita ao usuário infinitas possibilidades de obtenção e divulgação de informações que promovem uma economia de tempo e uma acessibilidade a múltiplas interfaces.
    No meu caso, como professor de Química, a Internet consiste numa ferramenta quase indispensável. São muitas as formas de utilização, tais como: nas pesquisas biografias dos Químicos, nas novas descobertas e invenções, nas experiências de laboratório, com a apresentação de práticas alternativas e divulgação de resultados; na comunicação entre professores e alunos e na realização de atividades virtuais.
    No entanto, como todo instrumento, a internet pode ser utilizada de maneira indesejada e assim, provocar situações desagradáveis. Devemos estar atentos às participações negativas nas redes sociais, envolvendo as instituições e seus profissionais, aos plágios na produção de atividades e a um efeito colateral muito grave, o desenvolvimento da “preguiça mental”.
    Cabe então, ao professor mediador, a função de orientar e conduzir o processo de utilização das TIC’s no ambiente escolar.

    Roldenir de Oliveira
    CEEJA Pedro Antonio Vitali
    Colatina- ES

    ResponderExcluir
  3. Olá Pessoal,
    Percebo que a utilização das tecnologias tem sido muito importante para a educação na atualidade. Utilizo as tecnologias desde 2008, nessa época não sabia muito, porém como sou muito curiosa foi aprendendo com os colegas e por mim mesma vasculhando. Aprendi muito também com os meus alunos. Atualmente, a minha prática pedagógica está bem enriquecida com o uso das mídias, especialmente,porque sou professora de artes, e gosto de fazer aulas diferenciadas, assim, não me vejo trabalhando sem esse recurso tão rico.
    Míria Souza Cruz
    EEEF "Brasil"
    Baixo Guandu

    ResponderExcluir