quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CURSO: Ensinando e Aprendendo com as TIC- ProInfo 100h

Nesta unidade vamos vivenciar novas linguagens e formas de trabalho, conhecendo e experimentando hipertextos e diversas ferramentas de produção coletiva. Os objetivos desse módulo são:

· Navegar pela Internet e planejar seu uso em atividades visando à aprendizagem e/ou ao ensino. Navegar em ambientes hipertextuais, usando navegadores comuns.

· Reconhecer hipertextos como ambientes não lineares de leitura e de produção textual.

· Reconhecer que a leitura de um hipertexto é uma forma de co-autoria do que se lê.Produzir hipertextos simples, sendo capazes de incluir vínculos (links) para outros textos, para páginas na Internet e para outros pontos do mesmo texto.

·  Criar algumas possibilidades de uso de ambientes hipertextuais em educação e experimentá-las em situações reais na escola, com alunos.

Sucesso na caminhada...

10 comentários:

  1. Avaliação da utilização da internet na educação presencial
    Com os avanços tecnológicos, as crianças e os jovens não querem somente lápis e papel, ai é o momento do professor agregar à tecnologia digital em suas aulas, uma aula com recursos que eles possam manusear. A internet hoje é um aliado do professor, uma ferramenta pedagógica que aproxima cada vez, mas professor e aluno. Não podemos nos esquecer que todo esse material serve para nos ajudar e não retirar a nossa função de professor. A tecnologia jamais irá substituir o professor e sim será um instrumento para dinamizar as aulas montar aulas criativas interagindo uns com os outros. A tecnologia é isso, trazer para sala de aula o prazer de estudar.
    Bárbara Moreira Mielke Scardua
    EEEFM “Eurico Salles”
    Itaguaçu - ES

    ResponderExcluir
  2. Ensinar é gerenciar a seleção e organização da informação para transformá-la em conhecimento e sabedoria em um contexto rico de comunicação. A internet propicia a troca de experiência, de dúvidas, de matérias, as trocas pessoais, tanto de quem está perto como longe geograficamente. Não podemos ver a internet como solução mágica para modificar profundamente a relação pedagogia, mas ela pode facilitar a pesquisa individual e grupal. A internet é uma mídia de pesquisa cuja a palavra cuja é a busca, também uma mídia de comunicação, com ferramentas como o chat, o e-mail,. A internet está ainda numa fase muito embrionária, mas vai explodir. Caminhamos para as formas de comunicação pela internet de uma parte dos brasileiros, não de todos, é importante usar a internet para pesquisar.

    Elisandra Gatti Batista
    EEEFM "Honório Fraga"
    Colatina - ES

    ResponderExcluir
  3. A internet propicia a troca de experiência, de dúvidas,as trocas pessoais de quem está perto e longe geograficamente. As novas possibilidades de pesquisa como objetivo bem específico, monitorando os dados importantes e que reconstruam ao final, os resultados. É importante sensibilizar o aluno antes para que,o mesmo encontre o valor no que vai pesquisar e fará com rapidez e eficiência, já que hoje, as TICs são grandes ferramentas no processo ensino-aprendizagem ativo.
    O conhecimento e sabedoria são uma forma de gerenciar as janelas podendo ter uma interação de leitura, remetendo ao aluno um conhecimento importante para o seu crescimento pessoal e profissional.

    Heloária Maria Tinelli
    EEEFM "Honório Fraga"
    Colatina - ES

    ResponderExcluir
  4. Ao analisar o texto Como Utilizar a Internet na Educação, de José Manuel Moran, verifica-se que a internet é sem dúvida um instrumento não só de pesquisa mas também de interação e diversão. Na minha prática pedagógica, onde atuo como professor de educação especial na área de deficiência intelectual, utilizo a internet como fonte de pesquisa para melhor entender e saber lidar com cada aluno de acordo com a deficiência apresentada no laudo elaborado pelo médico, inclusive interagindo com professores que atuam na mesma área. Compreendendo a deficiência ou síndrome, busco pesquisar/elaborar atividades que venham atender esta demanda. Quanto aos alunos, estes estão aprendendo a lidar com a informática, utilizando-a para jogos, que vem de encontro com sua necessidade e seu ritmo, ficando motivados pelos sons e imagens em movimento, aprendendo com seus acertos e erros, proporcionando avanços no seus aprendizados. A implantação do laboratório de informática na escola tornou as atividades mais prazerosas tanto para os alunos quanto para os professores.

    Ivanete Lorencini Milli
    CAEE “Ângela de Brienza”
    Colatina-ES

    ResponderExcluir
  5. Ativ_3Glaucia Berger
    Avaliação da utilização da internet na educação presencial

    Utilização da internet na educação presencial nos permitiu enquanto educadores inovar nossa prática diária, oportunizando novas possibilidades, trazendo também novos desafios e incertezas no processo ensino aprendizagem. Mas não podemos ter a internet como a solução de todos os problemas e sim como um apoio na relação pedagógica e facilitadora do intercambio entre alunos e professores. Seria ignorância da nossa parte enquanto educadores se negar á aceitar essa inovação uma vez que a tecnologia nos cerca por todos os lados e se torna imprescindível que nos educadores tomamos consciência do importante papel que desempenhos e precisamos buscar nos aperfeiçoar no uso dessas novas tecnologias que surgem a cada dia para utilizarmos dela como nossa aliada no processo educacional dos nossos jovens. A internet pode ajudar o professor a preparar a sua aula, a interagir com outros professores, trabalhar com o aluno, avaliar o processo de desenvolvimento da aula.
    Glaucia Helena Berger Guarnieri
    EEEF “Professor Josué Baldotto”
    Itarana - ES

    ResponderExcluir
  6. Ativ_3fabianomerllo
    Avaliação da utilização da internet na educação presencial.

    O texto de Jósé Manuel moran, nos remete a incorporar novas atitudes, assumindo o papel de mediador do ensino, propondo novas estratégias de ensinar a pensar e ensinar a aprender auxiliando o nosso aluno a buscar uma perspectiva crítica dos conteúdos, reconhecendo o impacto positivo que as novas tecnologias assume na escola.
    Fabiano Merllo
    EEEFM "David Roldi"
    São roque do canaã-ES

    ResponderExcluir
  7. Pela exposição de José Manuel Moran podemos perceber como a internet trouxe profundas mudanças para o processo ensino-aprendizagem, até porque o aluno passa a ter mais acesso às informações e conteúdos e, como já discutido e analisado em outras situações, o papel do professor também muda neste ensino a partir do uso da internet.Não podemos negar a importância dessa ferramenta para o desenvolvimento das nossas aulas.Como colegas bem já disseram, o uso da internet amplia nossas possibilidades de inovar as aulas, podendo sair da rotina do livro didático, amplia a participação do aluno na busca do conhecimento. Como professora de Geografia, o uso da internet contribui significativamente para o desenvolvimento das aulas, pois temos acesso a informação em tempo real, há um grande interesse dos alunos em viajar pelos mapas e desenvolver trabalhos de pesquisa.Além de tudo isso, podemos associar texto e imagem, o que facilita a compreensão dos conteudos.

    EEEFM “ALTO JATIBOCAS”

    MARCILEIDE STUHR

    ITARANA/ES

    ResponderExcluir
  8. A internet tem imensas funções e serve, sobretudo para melhorar a cultura e o conhecimento do ser humano, inclusive dos nossos alunos hoje, pois, oferece muitas oportunidades, facilitando seu aprendizado. Na sala de aula eu posso observar o quanto é útil o aluno pesquisar, pois vem cheio de conhecimento, levando-me como professor buscar mais e mais.O uso da internet ou qualquer outro recurso tecnológico na escola potencializa o processo de ensino-aprendizagem de nossos discentes, proporcionando maior disponibilidade de informações a cerca do assunto pesquisado, tornando mais palpável à temática antes abstrata, principalmente na disciplina que ministro.
    EEEFM “ALTO JATIBOCAS”
    SANDRA MARIA RAIMUNDO
    ITARANA/ES

    ResponderExcluir


  9. AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL



    Realmente, a explosão das novas tecnologias foi um verdadeiro salto para a educação. Essas tecnologias têm rompido o tempo e as distâncias, e aprimorado o conhecimento de professores alunos e demais profissionais. Para mim, em especial a utilização da Internet tem sido uma fonte inesgotável de conhecimento, fonte de pesquisas e muito mais. Há pouco tempo, iniciei a utilização da Internet como fonte de pesquisa para minhas atividades profissionais, durante esse período aprendi muitas coisas, porém sei que existe uma infinidade de coisas para aprender ainda. A aquisição de um Notebook com a Internet móvel tem me ajudado sempre está ao meu alcance. Inegavelmente, a Internet é uma grande aliada para a educação.

    Lúcia Pio de Almeida

    EEEF”Brasil”

    Baixo Guandu, ES














    ResponderExcluir
  10. O fragmento do texto “Como Utilizar a Internet na Educação” de José Manuel Moran. Trata especificamente da internet como fonte de pesquisa e interação, e coloca o professor como alguém que deve estar conectado, e não como detentor da informação.
    Observamos que a internet é democrática quanto a propagação de informações, e que há ainda um aprendizado colaborativo, a internet liga pessoas e suas experiências de diversas partes do mundo, é também fonte de pesquisa flexível quanto a seu público colaborador, onde podemos encontrar textos elaborados ou apenas produções livres. Para o professor "moderno" a internet se tornou uma ferramenta necessária pois os livros deixaram de ser a única fonte de pesquisa. Portanto, o professor pode trabalhar de forma dinâmica e contextualizada utilizando os recursos da internet, que são vários. Diante do exposto, os professores podem tornar suas aulas mais prazerosas e divertidas, tornando o processo de ensino aprendizagem mais significativos.

    Lorena Simonelli de Oliveira
    EEEFM Profª Carolina Pichler
    Colatina ES

    ResponderExcluir