segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Avaliação da utilização da Internet na educação presencial

Fragmento do texto “Como Utilizar a Internet na Educação”, de José Manuel Moran.
Especialista em mudanças na educação presencial e a distância
Artigo publicado na Revista Ciência da Informação, Vol 26, n.2, maio-agosto 1997, pág. 146-153

Disponível em: http://www.eca.usp.br/moran/textos.htm 
..

Nos projetos brasileiros que temos acompanhado podemos observar algumas dimensões positivas e alguns problemas. Aumenta a motivação, o interesse dos alunos pelas aulas, pela pesquisa, pelos projetos. Motivação ligada à curiosidade pelas novas possibilidades, à modernidade que representa a Internet. Há uma primeira etapa de deslumbramento, de curiosidade, de fascínio diante de tantas possibilidades novas. Depois vem a etapa de domínio da tecnologia, de escolha das preferências. Depois, começa-se a enxergar os defeitos, os problemas, as dificuldades de conexão, as repetições, a demora.
..
Comparando as minhas aulas, agora e antes da Internet, posso afirmar que aumentou significativamente a motivação, o interesse e a comunicação com os alunos e a deles entre si. Estão mais abertos, confiantes. Intercambiamos mais materiais, sugestões, dúvidas. Trazem-me muitas novidades. Já me aconteceu de em alguns seminários apresentarem resultados com informações que eu desconhecia sobre tópicos do meu programa, por estarem extremamente atualizadas, o que traz novas perspectivas para a matéria.
..
O aluno aumenta as conexões lingüísticas, as geográficas e as interpessoais. As lingüísticas, porque interage com inúmeros textos, imagens, narrativas, formas coloquiais, e formas elaboradas; com textos sisudos e textos populares. As geográficas, porque se desloca continuamente em diferentes espaços, culturas, tempos e adquire uma visão mais ecológica sobre os problemas da cidade. As interpessoais, porque se comunica e conhece pessoas próximas e distantes, da sua idade e de outras idades, on line e off line.
..
O aluno desenvolve a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados. A interação bem sucedida aumenta a aprendizagem. Em alguns casos há uma competição excessiva, monopólio de determinados alunos sobre o grupo. Mas, no conjunto, a cooperação prevalece.
..
A Internet ajuda a desenvolver a intuição, a flexibilidade mental, a adaptação a ritmos diferentes. A intuição, porque as informações vão sendo descobertas por acerto e erro, por conexões "escondidas". As conexões não são lineares, vão "linkando-se" por hipertextos, textos interconectados, mas ocultos, com inúmeras possibilidades diferentes de navegação. Desenvolve a flexibilidade, porque a maior parte das sequências são imprevisíveis, abertas. A mesma pessoa costuma ter dificuldades em refazer a mesma navegação duas vezes. Ajuda na adaptação a ritmos diferentes: a Internet permite a pesquisa individual, em que cada aluno vai no seu próprio ritmo e a pesquisa em grupo, em que se desenvolve a aprendizagem colaborativa.
..
Na Internet também desenvolvemos formas novas de comunicação, principalmente escrita. Escrevemos de forma mais aberta, hipertextual, conectada, multilinguística, aproximando texto e imagem. Agora começamos a incorporar sons e imagens em movimento. A possibilidade de divulgar páginas pessoais e grupais na Internet gera uma grande motivação, visibilidade, responsabilidade para professores e alunos. Todos se esforçam por escrever bem, por comunicar melhor as suas idéias, para serem aceitos, para "não fazer feio". Alguns dos endereços mais interessantes ou visitados da Internet no Brasil são feitos por adolescentes ou jovens.
..
A aprendizagem de línguas, principalmente do inglês, é um dos principais motivos para o sucesso dos projetos. Os alunos enviam e recebem mensagens, muitas vezes em inglês, o que exige uma boa fluência na língua estrangeira. Com programas de comunicação na Internet em tempo real, a necessidade de domínio de línguas estrangeiras é mais percebida. Em programas de IRC, de audiofone (como o Iphone), de videoconferência os alunos escrevem ou falam ao vivo, com rapidez.
..
Outro resultado comum à maior parte dos projetos na Internet confirma a riqueza de interações que surgem, os contatos virtuais, as amizades, as trocas constantes com outros colegas, tanto por parte de professores como dos alunos. Os contatos virtuais se transformam, quando é possível, em presenciais. A comunicação afetiva, a criação de amigos em diferentes países se transforma em um grande resultado individual e coletivo dos projetos desenvolvidos.

Atividade a ser realizada:
Professor, contribua neste blog produzindo um pequeno depoimento sobre a utilização da Internet na sua prática pedagógica. Use o texto acima, do José Manoel Moran como um apoio para a sua reflexão...

351 comentários:

  1. Os alunos demonstram maior interesse e foca melhor o ensino, acredito que o uso da sala de computador seja fundamental no aprendizagem. Porém é preciso orientar e acompanhar cada aluno em suas atividades dno lied. Minha experiência foi positiva o uso em minhas aulas de geografia e história
    Adailton Souza Aguilar - EEEFM "São Domingos"

    ResponderExcluir
  2. O uso da sala de computadores em minhas aulas de matemática foi importante , pois, os alunos trabalharam com números de maneira digital. Essa experiência foi agradável. Um abraço
    Andressa Oliozi Aguilar - Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio "São Domingos"
    São Domingos do Norte

    ResponderExcluir
  3. Elaine Cristina da Silva -
    EEEFM David Roldi
    São Roque do Canãa
    Posso dizer que na minha prática pedagógica o uso da internet tem provocado mudanças na minha postura, no que diz respeito ao processo ensino aprendizagem,primeiro claro,tenho que ter um planejamento,já que na minha licenciatura não fui capacitada para utilizar as tecnologias, a partir daí ,procuro utilizar a internet,assim também como outros recursos tecnológicos como meio de inserir os meus alunos numa sociedade informatizada e ao mesmo tempo proporcionar o ensino aprendizagem de uma forma mais prazerosa e significativa,já que os alunos se sentem mais motivados nessas aulas.

    ResponderExcluir
  4. Paula Bozetti - EEEFM "David Roldi"
    São Roque do Canaã
    Com os avanços da tecnologia, a internet tem contribuído para modificar a minha prática pedagógica na forma de aplicar as aulas, sendo que as utilizações das TICs são através de trabalhos de pesquisa, apresentações e aulas diversificadas, fazendo com que o aluno se interage mais nas aulas, com isso, aulas se tornam mais prazerosas e mais objetivas, possibilitando assim a inclusão digital dos alunos.

    ResponderExcluir
  5. Com a chegada da Internet me defrontei com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino e aprendizagem. A Internet veio, para facilitar a pesquisa, troca de informações e construção do processo. Mas isso não acontece de forma mágica, é necessário que estejamos preparados para utilizá-la. Com a utilização das informações disponíveis na Internet, consegui preparar melhor minhas aulas, modificar o processo de comunicação com meus alunos, ter acesso às notícias mais recentes sobre um tema que estou trabalhando, aos últimos artigos publicados, a programas, vídeos, e diversos outros materiais que podem contribuir para minha aula. Diante dessa nova situação, é importante que eu possa refletir sobre essa nova realidade, repensar minha prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, com também construí-la. Se um dos objetivos do uso do computador no ensino for o de ser um agente transformador, o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações.

    Daniele Zeni Serafini Mafioletti
    EEEFM “Rubens Rangel”
    Colatina - ES

    ResponderExcluir
  6. Cursista: Leticia Lopes Pontes
    Escola: EEEFM "David Roldi"
    São Roque do Canaã - ES

    A internet é uma ferramenta muito poderosa,mais é necessário saber usá-la.
    As tecnologias chegaram na escola de uma maneira muito positiva, onde cada professor de acordo com seu planejamento pode inovar cada vez mais suas aulas.
    Acredito que minhas aulas se tornaram muito mais prazerosa com a utilização das TICs. Consigo levar meus alunos a se encantarem com o conteúdo trabalhado de uma forma agradável, onde eles buscam aprender cada vez mais. Chegam nas aulas com novidades que as vezes nem eu sabia.
    Com o uso das tecnologias (principalmente a internet) em sala de aula o professor se torna um facilitador na aprendizagem dos conteúdos, e não um transmissor do conhecimento, levando e despetando cada vez mais o interesse pelos conhecimentos em ambos os lados.


    ResponderExcluir
  7. Nossos alunos têm contato constante com o uso das mídias, deste modo, utilizo o máximo possível este recurso tão grandioso em sala de aula.
    Planejo aulas voltadas para pesquisas na web, etc. Sempre tento mostrar que não é apenas copiar o que eles encontram, mas sim construir seu próprio conceito diante dos assunto abordado.
    Com um planejamento bem dinâmico e construtivo o professor age como mediador no processo de construção do saber.
    Taise Magally Vicente Lamberth
    EEEFM “ Aleyde Cosme” Itarana- E.S

    ResponderExcluir
  8. Em meu ponto de vista, vejo a internet como uma grande alinhada nas aulas, pois é uma maneira de quebrar a rotina de sala de aula, mais é importante ressaltar que esse recurso pode ser maravilhoso bem como pode ser muito frustrante se não for bem direcionado pelo professor que for ministrar tal aula. Particularmente, em minhas aulas, quando faço uso de recurso, vejo que o aprendizado flui bem melhor.
    WANDERSON DENADAI ROMANO
    EEEFM “IRINEU MORELLO”, GOV.LINDENBERG.

    ResponderExcluir
  9. Cursista: Suerlandia Margon Vitali
    EEEFM "David Roldi" São Roque do Canaã
    A internet tem demonstrado ser uma ótima ferramenta de ensino aprendizagem. Hoje não se pensa mais em fazer pesquisas, trabalhos e projetos sem o uso da internet.
    Nunca tivemos tão conectados com o mundo, e o que é melhor , de forma muito rápida. Em minha atuação em sala posso perceber que as atividades desenvolvidas com a utilização da internet possibilita o aluno pesquisar mais e selecionar textos de qualidade. Há uma motivação maior em fazer bem feito e com coerência. Diante de tantos recursos que somos expostos é sempre bom lembrar e orientar nossos alunos para que utilizem com responsabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo amiga, concordo com você e enfatizo a ultima parte do seu pensamento...é preciso "responsabilidade", objetividade e direcionamento das pesquisas para fazer valer este recurso.
      Guilherme Pizoni Fadini
      CEEJA "Pedro Antônio Vitali".
      Colatina.

      Excluir
  10. Cursista: Betania Maria dos Santos Redighieri Escola:EEEFM “David Roldi"
    São Roque do Canaã - ES

    A tecnologia/educação faz uma parceria importante no processo de ensino aprendizagem, impondo uma mudança significativa, visando enriquecer os ambientes escolares, oferecendo aos alunos uma interação de conhecimentos, buscando a participação igualitária de todos os educandos, diminuindo a desigualdade de conhecimentos e preparando-os para a contextualização do futuro. O desenvolvimento das atividades centradas na tecnologia favorece uma aprendizagem cooperativa, privilegiando a interação e a comunicação que por sua vez possui um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e no processo educacional.
    Dessa forma, posso ressaltar que a tecnologia e a utilização das TICs faz uma interferência positiva na minha prática educativa, oportunizando a mim e aos meus alunos aulas mais prazerosas, flexivas, dinâmicas e atraentes, oferecendo a nós educadores uma oportunidade de inovação.

    ResponderExcluir
  11. Gerson de Freitas Junior
    EEEFM "David Roldi"
    São Roque do Canaã

    É inegável que a internet veio para ficar e ajudar a todos tanto na vida acadêmica como profissional, cabe lembrar que a maioria dos nossos alunos possui acesso direto a net seja por meio de leptop, netebook, notebooks, palmtop e inclusive o celular e com isso vejo que os nossos alunos levam vantagem com relação a nós, pois em sua maioria possuem mais tempo de navegação e assim se atualizando cada vez mais. Cabe aos profissionais da educação buscar sempre novos meios de informação e utilizar a internet como sua amiga e aliada, pois vejo maior interesse dos alunos, e sem contar a praticidade em preparar as aulas e ainda explorar os vídeos disponíveis na web.
    Hoje não me vejo mais sem a internet ou tais recursos que a mesma proporciona, pois é uma ferramenta fantástica e de grande ajuda para as aulas e para prender e despertar o interesse dos alunos.

    ResponderExcluir
  12. Cursista: Dejaíne Valvassori
    Escola: EEEFM "Felício Melotti"
    São Roque do Canaã
    A internet é uma ferramenta que ajuda muito no processo ensino/aprendizagem, ela enriquece e facilita o conhecimento, possibilita avanços pela qual nós professores precisamos.
    Com esses avanços tecnológicos, temos como facilitar e mudar a forma de ministrar nossas aulas possibilitando assim, para que o aluno possa interagir tornando as aulas mais prazerosas.

    ResponderExcluir
  13. Cursista:Priscila Zache
    Escola:EEEFM "David Roldi" São Roque do Canaã
    Em nossa diária prática educativa é necessário sempre buscar novas formas de enriquecer o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula.
    A internet nos auxilia desenvolver o censo crítico de nossos alunos e estes estão sempre em conexão com esse novo meio de comunicação e acabam interagindo com maior facilidade com assuntos abordados em sala de aula, que refletem na qualidade de ensino.
    "A internet nos ajuda, mas ela sozinha não da conta da complexidade do aprender" José Manuel Moran

    ResponderExcluir
  14. Olá Professores!
    Percebo que as tecnologias vieram para nos tranquilizar, dinamizar, oportunizar de forma geral aulas diversificadas, mudanças de paradigmas. Acredito que se levarmos a sério, se incluirmos em nossos planejamentos, teremos grande êxito no processo de ensino aprendizagem.
    Um abraço,
    Marcelo - Tutor

    ResponderExcluir
  15. As tecnologias estão cada vez mais presentes no dia a dia de nossos alunos e, nada melhor que utilizar um recurso que eles dominam e "adoram" para chamar sua atenção para a aula.
    É importante lembrar porém, que as tecnologias são um auxílio para o professor e não substituem de forma alguma a sua função/responsabilidade de mediador do conhecimento.

    KARIELY LOPES GOMES DE BRITO
    EEEFM "ALFREDO LEMOS"
    Itaguaçu

    ResponderExcluir
  16. Cursista: Jéssica Aparecida Torezani.
    Escola: EEEFM “Felício Melotti”.
    Município: São Roque do Canaã.
    NTE Colatina 1.

    A internet é o recurso que está sendo utilizado pelos diversos setores da sociedade, inclusive na educação. Ela garante praticidade, inovação e a reinvenção do professor. Hoje é impossível me desprender dessa ferramenta, pois me permite constantemente o intercâmbio de matérias, sugestões e dúvidas para o meu aprimoramento. A internet me motiva para as novas possibilidades, garante a interação social com outros profissionais e até com os alunos.

    ResponderExcluir
  17. A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece daí a importância do professor despertar em seu aluno o gosto e o interesse pela pesquisa, tornando- se o construtor de seu próprio conhecimento. Isso resultará numa aprendizagem muito mais significativa e até mesmo prazerosa para o aluno, uma vez que ele é o protagonista do processo.

    Ana Senair Viganô Rodrigues
    EEEFM "Profª Aleyde Cosme"
    Itarana-ES

    ResponderExcluir
  18. Sem dúvida a internet e as demais mídias vem se tornando fundamentais no âmbito escolar, sendo utilizadas no processo de ensino aprendizagem, tanto por professores que buscam aperfeiçoar suas aulas quanto pelos alunos que estão mergulhados nesse mundo digital, onde há um mundo de informações e descobertas constantes, desde que usada de forma adequada a internet é uma grande aliada no desenvolvimento de professores e alunos.
    Loran Bullerjhannn Marassatti
    EEEF “Dr Moacir Avidos”
    NTE Colatina 6

    ResponderExcluir
  19. A internet tem imensas funções e serve, sobretudo para melhorar a cultura e o conhecimento do ser humano, inclusive dos nossos alunos hoje, pois, oferece muitas oportunidades, facilitando seu aprendizado. Na sala de aula eu posso observar o quanto é útil o aluno pesquisar, pois vem cheio de conhecimento, levando-me como professor buscar mais e mais.
    Na minha prática educativa posso ressaltar o quanto que a tecnologia interfere, oportunizando eu e meus alunos a ter momentos agradáveis dentro da sala de aula, pois inovação faz bem a todos nós.

    Marleci Cabral
    EEEFM "Profª Aleyde Cosme"
    Itarana-ES

    ResponderExcluir
  20. Cursista: Marli M.L. Locatelli
    Escola: EEEFM “DAVID ROLDI”.
    Município: São Roque do Canaã.
    NTE Colatina 1.

    A utilização da internet na pratica pedagógica, torna-se mais produtivo e dinamizador o desenvolvimento dos educandos para o ensino aprendizagem. Através das Tecnologias, percebo que as mesmas são fundamentais para a ampliação e diversidade escolar.

    ResponderExcluir
  21. Estamos reinventando a forma de ensinar e aprender diante de tantas mudanças a internet abre um horizonte imaginável de opções para implementar as aulas.Tendo acesso à Internet, podemos flexibilizar a forma de organizar os momentos de sala de aula.

    Cursista: Marlene Bonissi Pereira
    Escola: EEEFM José Damasceno Filho
    Município: Baixo Guandu
    NTE Colatina 4

    ResponderExcluir
  22. È muito interessante que nós como educadores estarem incentivando os nossos alunos a usarem a internet como nova maneira de comunicação, pois sabemos que ela tem um poder grande de informar e gerar muitos dados. E isto é percebido quando os nossos aluno utilizam a internet na sala de aula para pesquisas, trabalhos, colaborando para uma qualidade melhor de ensino.
    Roberto Flávio Baldotto
    Escola: EEEFM "Alfredo Lemos"
    Municipio:Itaguaçu.

    ResponderExcluir
  23. O uso da internet ou qualquer outro recurso tecnológico na escola potencializa o processo de ensino-aprendizagem de nossos discentes, proporcionando maior disponibilidade de informações a cerca do assunto pesquisado, tornando mais palpável à temática antes abstrata, principalmente na disciplina que ministro.
    Guilherme Pizoni Fadini
    CEEJA "Pedro Antônio Vitali".
    Colatina.

    ResponderExcluir
  24. Acredito que a maioria dos alunos convivem muito bem com as TIC's, então planejo aulas dinamizadas com ferramentas lúdicas, sendo uma delas a internet.
    Percebo que os alunos se interessam mais e compreendem melhor os conteúdos abordados, através de leituras e imagens.

    Luciana Bicalho Montebeller
    Escola: EEEFM "Alfredo Lemos"
    Itaguaçu ES

    ResponderExcluir

  25. As novas tecnologias vieram para acrescentar ainda mais na construção de nossos conhecimentos.
    Com a chegada da Internet nos defrontamos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino-aprendizagem. Buscamos novos modos de aprender com tecnologias que vão se tornando cada vez mais sofisticadas, mais desafiadoras. A Internet propicia a troca de experiências, de dúvidas, construindo um novo modo de pensar. Ela pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas e modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno.Nós professores devemos incentivar nossos alunos a estarem frente a frente com o mundo virtual.
    Tânia Helena Maks Netto
    EEEFM”Alto Jatibocas”
    Itarana

    ResponderExcluir
  26. Pelos comentários dos colegas educadores, percebo que o uso das tecnologias está presente nas escolas, seja indiretamente – durante o planejamento e pesquisas – ou diretamente com o aluno em sala de aula. Acredito que aprendemos a cada dia, e assim ,faremos melhor uso de tantos recursos que estão disponíveis hoje e que podem otimizar o processo de aprendizado.
    Abraços!
    Fernanda Venturini Tomasini
    Tutora - Turma NTE Colatina 03
    EEEFM “Profª Aleyde Cosme” -Itarana

    ResponderExcluir
  27. A internet nos proporciona sem dúvida uma renovação em nossa maneira de ensinar. Ela nos garante mais praticidade e criatividade em nossas aulas, aumentando o interesse e a participação ativa e comunicativa dos alunos. A internet nos conecta com outras culturas fazendo nosso conhecimento se multiplicar e nos orienta a ministrar os nossos conteúdos de forma significativa e contextualizada.
    Michelli Aparecida Beliqui Gaitano
    Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Professor Carlos Mendes"
    Governdor Lindenberg

    ResponderExcluir
  28. Cursista:joislaine Mara de Sousa Reis
    EEEF"Brasil"
    Baixo Guandu-ES

    A internet é um mundo de sonhos, onde podemos ousar para dar nossas aulas,basta termos um bom planejamento e organização.Os alunos ficam encantados em aprender conteúdos através dessa maravilha de ferramenta.As opções de trabalho são várias.Então mãos a obra, vamos viajar com os nossos alunos rumo ao conhecimento . A educação é a base de tudo e as mídias chegaram para nos ajudar e abrilhantar as nossas aulas. Abraços.

    ResponderExcluir
  29. Hoje, com o surgimento das tecnologias tudo se tornou mais fácil, é só ir até a internet e escolher um programa, um site de pesquisa e pronto temos mundo em nossas mãos.
    No século em que estamos vivendo atualmente, a internet transforma-se em uma importante ferramenta pedagógica desde que se evidenciem dois pontos fundamentais: a formação de professores e a existência de um projeto político-pedagógico que respalde a utilização das TICs nas escolas
    Na minha opinião, as tecnologias presentes na escola são artifícios poderosos para serem usados, pois tanto alunos como professores podem desfrutar dessas maravilhas. Os alunos para pesquisarem, buscarem, informações e os professores para planejarem ótimas aulas, buscando formas de enriquecer seu trabalho com atividades que agucem a vontade de aprender dos alunos.
    Lembrando que para melhorar a prática pedagógica do professor, é preciso possibilitar a inclusão digital dos alunos.

    EEEFM “Alfredo Lemos”
    Fernanda Geckel Klug
    Itaguaçu- ES

    ResponderExcluir
  30. A internet surgiu como um meio tecnológico facilitador na aprendizagem. Uma pesquisa, por exemplo, que anteriormente era feita através de livros, no qual se demorava para encontrar e copiar as informações, hoje pode ser feita em segundos, somente com um clique, graças a internet. Educar com o auxílio da Internet proporciona a quebra de barreiras, de fronteiras e remove o isolamento da sala de aula, acelerando a autonomia da aprendizagem dos alunos em seus próprios ritmos, podendo assumir um caráter coletivo e tornar-se acessível a todos, embora ainda exista a barreira do preço e o analfabetismo tecnológico
    Na apresentação de trabalhos, exposição de figuras, áudios e vídeos, o computador associado à internet tem uma grande importância no ensino aprendizagem, sendo uma ferramenta necessária e quase que indispensável ao planejamento e as aulas. Seu uso planejado e utilizado de forma correta nas aulas aumenta a motivação, o interesse dos alunos pelas aulas, pela pesquisa, pelos projetos. Computador e Internet estão sendo incorporados ao cotidiano das escolas e trazem desafios para os professores, na medida em que favorecem o desenvolvimento de novas situações pedagógicas e ampliam as oportunidades para o acesso à informação, à participação, à ampliação de redes e para o processo de ensino e de aprendizagem. Entretanto, é importante ressaltar que, por si só, o computador não faz nada. O potencial de tal será determinado pela teoria escolhida e pela metodologia empregada nas aulas. A verdadeira aprendizagem está na parceria aluno-professor e na construção do conhecimento nesses dois sujeitos. Para que se possa haver um ensino mais significativo, que abrange todos os alunos, as aulas precisam ser participativas, interativas, envolventes, tornando os alunos sempre "agentes" na construção de seu próprio conhecimento.
    A preocupação de tornar cada vez mais dinâmico o processo de ensino e aprendizagem, com projetos interativos que usem a rede eletrônica, mostra que todos os processos são realizados por pessoas. Aliar as novas tecnologias aos processos e atividades educativos é algo que pode significar dinamismo, promoção de novos e constantes conhecimentos, e mais que tudo, o prazer do estudar, do aprender, criando e recriando, promovendo a verdadeira aprendizagem e renascimento constante do indivíduo, ao proporcionar uma interatividade real e bem mais verdadeira, burlando as distâncias territoriais e materiais. Significa impulsionar a criança, enfim, o sujeito a se desfazer da pessoa da passividade.
    O papel do educador é fundamental para estimular a aprendizagem dos alunos e prover orientação e do apoio necessários para que se tornem aptos a pesquisar, publicar e interagir na Internet com segurança, de forma crítica e autônoma, dentro ou fora da escola – questões que demandam um processo de formação continuada do próprio professor. Por isso, torna-se necessário que educadores se apropriem das novas tecnologias, sendo essencial que estejam bem preparados para lidar com esse novo recurso. Isso implica num maior comprometimento, desde a sua formação, estando este apto a utilizar, ter noções computacionais, compreender as noções de ensino que estão nos software utilizados estando sempre bem atualizados.
    Fonte de pesquisa:
    http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=746
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet

    Fernanda Ventura Alves
    EEEFM “Rubens Rangel”
    Colatina - ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, realmente o papel do educador é fundamental para estimular a aprendizagem dos alunos.A internet é uma tecnologia que vai auxiliar o processo. Mas, o professor precisa planejar a forma com a qual irá utilizá-la.Para isso é essencial que estejam preparados para lidar com o novo recurso.
      Daniele Zeni Serafini
      EEEFM "Rubens Rangel"
      Colatina - ES

      Excluir
  31. As tecnologias estão cada vez mais presente no nosso dia-a-dia,na sala de aula e no dia-a-dia de nossos alunos. Elas são grandes ferramentas no ensino-aprendizagem, com a utilização da internet nossas aulas ficam mais interessantes, os alunos fazem pesquisas, buscam informações, se atualizam com os acontecimentos do mundo e enriquecem sua mente. Alem de ser uma grande companhia para o planejamento de nossas aulas.

    TAMIRES LUDUGERIO DE CARVALHO
    EEEFM "EURICO SALLES"
    ITAGUAÇU - ES

    ResponderExcluir
  32. A utilização das tecnologias em minha prática pedagógica contribui em tudo,pois, nos dias atuais não dá pra viver sem esse meio tecnológico.
    Tudo que faço depende desse meio, em meus planos, na sala de aula, para preparar trabalhos e também para os alunos prepararem e apresentarem seus trabelhos.Diante disso,é interessante que as tecnologias nos transforma, principalmente em aprendizagem, acredito que é uma das ferramentas que contribui para todo e qualquer conhecimento transformando assim nossa habilidade e capacidade de atuar na sociedade.


    Elzi Schmidt Ferreira
    E.E.E.F.M.José Damasceno Filho
    Baixo Guandu E.S

    ResponderExcluir
  33. O texto acima já descreve diversos pontos familiares a minha prática pedagógica utilizando as tecnologias que nos são fornecidas no mundo atual. A partir do momento que ouve a ligação das tecnologias a didática, o avanço nas aulas foi significativo tanto para o aluno no que diz respeito a aprendizagem e informação, quanto para o profissional que leciona, pois se utiliza desses recursos para melhor planejar, se infomar e estar sempre conectado as novas inovações e informações. A minha prática pedagógica ganhou e muito com tudo isso, só tenho que agradecer, principalmente na minha área que se trabalhava muito com o abstrato, hoje com essas inovações tecnológicas ocorre um despertar mais interessante por parte dos alunos e profissionais em aprender, conhecer, interagir uns com os outros.

    Cursista: Eliani Paula Merlo Margon Dias

    EEEFM "David Roldi"

    ResponderExcluir
  34. A internet tem contribuído para modificar minha prática pedagógica, pois esse recurso usado de forma consciente e planejada, tem o intuito de fornecer ferramentas para motivar meus alunos e ajudá-los a produzir conhecimento, ampliando novas possibilidades pedagógicas.Através da internet, os alunos se motivam, participam e envolvem-se mais, tornando a aprendizagem mais significativa, atrativa e dinâmica para assimilação dos conteúdos.
    Cursista: Rovani Margon
    EEEFM "David Roldi"

    ResponderExcluir

  35. AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL

    Ângela Kátia Ferreira Martins Rodrigues
    EEEF”Brasil” - Baixo Guandu

    Minha vida profissional pode ser dividida em dois períodos: antes do acesso à Internet e após a utilização dela. Posso dizer que há cerca de cinco anos era uma analfabeta virtual, porém ao ver os pontos positivos ao se utilizar o computador, especialmente, no que se relaciona à utilização da Internet, comprei meu primeiro computador em longas prestações (rsrsrs). Porém não bastou a aquisição dele, precisei de muita ousadia, curiosidade e determinação para poder entrar no mundo virtual. Contei com a ajuda de muitos colegas de trabalho, aprendi com meus alunos, fiz um curso básico de informática (junto com meus três filhos) e, o que é mais importante, comecei a navegar à deriva, aprendi muito na prática. Essa descoberta fez enriquecer bastante minha prática pedagógica, a princípio, realizei meu primeiro Sarau Literário (2007), para mim foi uma grande realização, junto com meus alunos pesquisamos poetas da literatura brasileira, parodiamos, pesquisamos as estruturas de poemas, os alunos compuseram belos poemas e digitaram. Foi muito gratificante esse trabalho, pude ver satisfação nos olhos dos meus alunos, especialmente, no dia da exposição e declamação dos poemas. Esse trabalho foi um marco em minha vida, posteriormente, desenvolvi outros Saraus, seminários, apresentações teatrais e musicais, edição de jornais (falados e escritos), intertextualizações... tudo isso com o auxílio da Internet. Atualmente, tenho a Internet como meu braço direito para a realização de meus planejamentos. Percebo que quando utilizamos a Internet de forma coerente nosso trabalho fica muito mais rico, além disso, os alunos se sentem mais motivados para a construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kátia!
      Gostei muito do seu depoimento, percebi que a aquisição do conhecimento tecnológico aconteceu em sua vida de forma progressiva, também estou nesse processo de alfabetização tecnológica e isso tem sido muito significativo em minha vida, estou descobrindo coisas muito interessante não só para a minha vida profissional como em todos os sentidos.
      Abraços,
      Norma Berger de Araújo
      EEEB "BRASIL"
      Município: Baixo Guandu

      Excluir
  36. As novas tecnologias estão atraindo cada vez mais nossas crianças e jovens para o mundo virtual. Diante disso, nós professores precisamos explorar com sabedoria essas novas tendências, no sentido de proporcionar aos nossos alunos aulas mais dinâmicas, aproveitando o que a internet pode nos oferecer. Na medida do possível, procuro me apropriar dessa ferramenta tão encantadora que conduz a pesquisas riquíssimas. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados, para que a informação, de fato, se traduza em fonte de conhecimento, contribuindo assim para a formação de um verdadeiro cidadão.

    Luciane Beccalli Menghel
    EEEFM Profª “Aleyde Cosme”
    Município: Itarana

    ResponderExcluir
  37. Cada vez mais a troca de informações entre aluno e professor se da na formas das novas tecnologias, que permite a interação de todos com a satisfação de adquirir conhecimento.
    O uso dessas novas tecnologias é cada vez maior e mais importante, mais o difícil é se obter o controle do uso positivo. A essa inovação tem também o seu lado ruim que pode trazer experiências e consequências ruins. Por isso devemos nos capacitar para assim podermos ter melhor o controle e forma exata de se usar. Eu me esforço o Maximo para obter um maior conhecimento para assim passar para meus alunos.

    Telma Wender Firmo de Jesus
    EEEFM "David Roldi"
    São Roque do Canaã

    ResponderExcluir
  38. COM O USO DA INTERNET E OUTROS RECURSOS TECNOLOGICOS,É POSSIVEL UTILIZAR DOS MESMOS, SENDO QUE POSSIBILITAM AOS ALUNOS E PROFESSORES À PESQUISAR MAIS,BUSCAR MAIS INFORMAÇÕES,QUE SÓ CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
    ANGELA JUDITE XAVIER DA ROCHA QUINTINO
    EEEFM EURICO SALLES.

    ResponderExcluir
  39. A Internet são instrumentos que possibilitam aos alunos trazerem para o contexto da sala de aula questões, informações, novidades que influenciam no dia-a-dia da escola. Isso é um desafio para os educadores que necessitam urgentemente inserir-se nessa sociedade conectada. É essencial investir na formação dos professores, incentivá-los em todos os aspectos para que se sintam motivados a sair do lugar comum, a encarar mais esse grande desafio e assumir uma postura flexível frente a essa nova sociedade e a esse novo projeto de educação. Todos os dias o mundo passa por mudanças e lidamos com as tecnologias no nosso cotidiano a rapidez nas trocas de informações e o processo ensino aprendizagem. É importante destacar que os recursos tecnológicos, a Internet são instrumentos que possibilitam aos alunos trazerem para o contexto da sala de aula questões, informações, novidades que influenciam no dia-a-dia da escola. Isso é um desafio para os educadores que necessitam urgentemente inserir-se nessa sociedade conectada. É essencial investir na formação dos professores, incentivá-los em todos os aspectos para que se sintam motivados a sair do lugar comum, a encarar mais esse grande desafio e assumir uma postura flexível frente a essa nova sociedade e a esse novo projeto de educação. Todos os dias o mundo passa por mudanças e lidamos com as tecnologias no nosso cotidiano a rapidez nas trocas de informações e o processo ensino aprendizagem.

    Angela Maria Prata
    EEEFM "Eurico Salles" Itaguaçu ES

    ResponderExcluir
  40. O ensino através da internet vem crescendo cada vez mais. Ela possibilita a navegação de diversos assuntos que podem ajudar a criar novas metodologias de ensino. Uma maneira dos alunos trazerem novas idéias para o âmbito escolar e compartilhar essas novas idéias com os professores e alunos. Mas devemos tomar cuidado pois a internet ao mesmo tempo que cria novos caminhos pode também abrir caminho ruins para nossos alunos, devemos então sempre ficar atentos aos conteúdos e as fontes de conhecimentos dos alunos para que não se torne em problemas para nossas aulas.

    Kamilly Garozi de Oliveira
    EEEFM "Honório Fraga" - Colatina ES

    ResponderExcluir
  41. Com o advento da sociedade moderna, é cada vez mais freqüente o uso das ferramentas tecnológicas avancadas nas salas de aula. O computador, juntamente com seu principal recurso, a internet, tem proporcionado debates acerca de sua eficácia ou não para a educação escolar, enquanto as escolas estão montando seus laboratórios, equipando-os com os mais novos acessórios informáticos, com objetivo de qualificar o aluno para a sociedade informatizada, através de projetos educativos em todos os niveis de ensino, e para que isso possa acontecer e que os resultados sejam proveitosos e eficientes é necessário que os professores possuam uma preparação para este fim.

    Azemar de Carvalho.
    EEEFM José Damasceno Filho.
    Baixo Guandu - ES.

    ResponderExcluir
  42. Nossos alunos de hoje são totalmente conectados e digitais. Isso nos leva a querer utilizar sempre os recursos tecnológicos como acessório motivacional para o educando. Só temos a ganhar quando utilizamos a internet, o computador e demais recursos na sala de aula. O processo ensino aprendizagem se torna mais leve, satisfatório e eficaz.

    Anderson Johanson
    EEEFM José Damasceno Filho
    Baixo Guandu/ES

    ResponderExcluir
  43. A internet está presente no cotidiano da escola e com certeza a prática pedagógica tornou-se mais eficaz, pois produziu mudanças na forma de ensinar, aumentando a interação entre os agentes do processo ensino-aprendizagem.
    Marciely K. C. Guedes
    EEEFM "Professor Carlos Mendes".
    Governador Lindenberg/ES

    ResponderExcluir
  44. As tecnologias já fazem parte de nossas vidas, utilizar ou não os meios tecnológicos como apoio pedagógico, não é mais passível de discussão, mas a sua forma de utilização com certeza sempre o será. O professor precisa se atualizar, sob pena de ser atropelado pelo tempo e pelas novas tecnologias, que, na verdade, jamais superarão o mestre, a relação professor-aluno, gerando então um verdadeiro vazio, um precipício que já estamos vivenciando na falta de referências e valores dos jovens on-line.

    Simone dos Santos Aledi
    EEEFM Professor Santos Pinto
    Governador Lindenberg/ES




    ResponderExcluir
  45. Sem dúvida a internet facilitou muito a vida escolar. O uso da tecnologia veio enriquecer a nossa metodologia, fazendo com que o aluno participe do próprio saber. É impossível imaginar hoje a vida escolar sem toda essa modernidade, pois nos deparamos com ela em todos os setores, então cabe a nós,professores,integrá-la na educação propiciando ao aluno uma atuação mais contextualizada,ativa e criativa.Acredito que com as TICs as aulas se tornaram mais prazerosas e encantadoras.
    Suzi Cristina
    E.E.E.F.M "Professor Carlos Mendes"

    ResponderExcluir
  46. A internet é um recurso muito utilizado na educação por facilitar a motivação dos alunos e por propiciar maior disponibilidade de informações. Mas, professores e alunos devem estar preparados para seu uso para que possa acontecer uma aprendizagem significativa. Atualmente, tenho a internet como principal fonte de pesquisa para meus planejamentos e através dela consigo desenvolver aulas mais criativas deixando meus alunos mais motivados.

    Eloíce Maria Coslop Schulthais
    EEEFM "Professor Carlos Mendes"
    Governador Lindenberg/ES

    ResponderExcluir
  47. A internet se transformou em uma ferramenta de trabalho poderosíssima quando utilizada de maneira coerente. Hoje,pode-se navegar por todo o mundo com apenas alguns clicks. E na escola, o impacto também foi imenso. Se antes nós, professores, pensávamos ter o “controle” do conhecimento, com o evento da internet, essa ideia foi por água abaixo. Os alunos têm infinitas possibilidades de pesquisar fatos do cotidiano escolar, realizar tarefas mais complexas e absorver tais informações de maneira mais intensa. Moran (1997, p. 146-153) assevera que a internet tem como fator positivo a facilidade e a riqueza das interações, que a princípio são virtuais, mas tendem a se transformar em presenciais. Concordo com o autor, pois em minha prática diária percebo o fascínio dos alunos pelas novas tecnologias, em especial, as redes sociais. A facilidade dessas interações contribui para o desenvolvimento de várias áreas cognitivas que não devem ser desprezadas. Como sou professor de língua portuguesa, constato que meus alunos sentem-se mais livres nessas formas de interações e, por consequência, escrevem mais... às vezes, de maneira torta, mas escrevem. No final, são compreendidos e isso é o que importa nesse processo.
    Cláudio Rogério Gonçalves – Colatina/ES
    EEEFM “Carolina Pichler”

    ResponderExcluir
  48. O uso da internet, seja na sala de aula ou como ferramenta de apoio ao aluno, pode proporcionar o melhoramento do ensino e da aprendizagem. A Internet oportuniza desenvolver a própria aprendizagem baseado na construção do conhecimento, compartilhando suas descobertas. As informações adquiridas através da internet podem ser transformadas em conhecimento, para isso é necessário que o professor conduza seus alunos a construir esses conhecimentos.

    Cursista: Maria Norma Formentini Corona
    Escola: EEEFM “David Roldi”




    ResponderExcluir
  49. Com o avanço da tecnologia, não podemos afirmar que ficaremos imunes da mesma, pois, alguns profissionais ainda tem essa concepção. Porém o uso das mídias quando bem orientado colaboram e muito para o processo ensino aprendizagem, possibilitando aos discentes novas possibilidades e formas de aprender. Procuro usar com frequência as mídias na minha prática pedagógica, enriquecendo e diversificando cada vez mais as aulas.
    Tiago Ferreira da Silva.
    EEEFM "São Domingos"

    ResponderExcluir
  50. Franciany Vilela Couto
    EEEfm "David Roldi" São Roque do Canaã
    Como relata José Manoel Moran, a internet é dotada de inúmeras vantagens no campo do conhecimento, da aprendizagem, da comunicação e outros campos da nossa realidade e por isso não dá para ficarmos resistentes a esse recurso enquanto educadores. Embora na área da minha disciplina "matemática" é menos habitual o uso de pesquisas, procuro imbutir nas minhas aulas, sempre que possível, o uso da internet para complementar conteúdos e propor atividades que envolvam pesquisas relacionando a realidade com os conteúdos matemáticos em estudo. Uma das dificuldades que presencio em nossas escolas é a falta de LIEDs suficientes para atender as procuras existentes hoje, o que muitas vezes desestimula o professor a planejar atividades que possam ser desenvolvidas através deles.

    ResponderExcluir
  51. Só pelo fato de você tirar o aluno de uma sala de aula e levá-lo ao laboratório de informática ele já se sente mais motivado a realização da aula.E com a utilização da internet em uma aula presencial o conteúdo fica mais rico, há uma maior interação,o interesse e a comunicação aumentam, quebra-se as barreiras que o aluno tem de ficar horas preso entre quatro paredes e aumenta a sua visão de mundo, desde que orientado pelo professor é claro, para que ele não se perca nessa infinidade de informações contidas nessa modernidade que representa a internet.

    Ana Julia Soares Benincá
    E.E.E.F.M."Professor Santos Pinto"
    Governador Lindenberg-ES
    NTE Colatina 6

    ResponderExcluir
  52. Observo que com o acesso a internet e aos meios de comunicação com maior facilidade,aumentou significativamente a motivação e o interesse pelos alunos. Acredito que os mesmos fiquem mais abertos a partilharem seus conhecimentos e mais confiantes de tratarem de algumas informações.Os alunos buscam e trazem mais novidades, fazendo que as as vezes nós mesmos tenhamos surpresas de tanta rapidez e eficiência que as coisas surgem.
    O aluno acaba desenvolvendo uma aprendizagem cooperativa,significativa, pesquisa e trabalhos em grupo, e a troca de informações. A interação quando é bem sucedida aumenta a aprendizagem e o foco do aluno. Em alguns casos há até mesmo uma competição excessiva, de ser melhor ou trazer mais informações de determinados alunos,afim de mostrarem o quanto estão antenados.
    A riqueza e a interações com os conteúdos surgem com os contatos virtuais, as amizades, as trocas com outros colegas, tanto por parte de professores como dos alunos. A escrita e compreensão quando feita com atenção,acontece de uma maneira mais virtual, de forma mais aberta, conectada, e além de tudo de forma mais contextualizada, motivando a aluno para uma aprendizagem significativa.
    EEEFM " Profª Carolina Pichler"
    Layane Venturin Matos
    Colatina - ES

    ResponderExcluir
  53. O uso da internet, como ferramenta na prática pedagógica, permite ao aluno uma leitura mais ampla e dinâmica, pois além das informações que lhes são pertinentes tem as imagens, os links que despertam curiosidades fazendo com um momento de pesquisa se torne mais agradável e instrutivo.
    A evolução tecnológica veio para ficar e faz parte do mundo de nossas crianças e jovens e cabe a nós, profissionais da educação usarmos esse meio de comunicação e pesquisa, que torna mais aprazível o ato de aprender.
    Alzira M[ de Ataíde Covre
    EEEF “Dr. Moacir Avidos”
    Governador Lindenberg/ES

    ResponderExcluir
  54. A internet tornou o mundo mais globalizado. Ficamos informados sobre qualquer assunto a qualquer hora. Vivemos em um mundo sócio-cultural que modifica nossos hábitos, nossos modos de trabalhar e de aprender através das tecnologias. Com certa lentidão ela chegou as nossas escolas. Foi uma novidade que agradou tanto aos alunos como nós, professores. Tivemos e temos que aprender e nos aperfeiçoar a cada dia. Muito de nossos alunos, apesar das lan houses, casas de amigos ou familiares terem um computador com internet, alguns foram conhecer e ter o primeiro contato com o computador na escola. Eles passaram a ter um contato com um mundo diferente do que eles conheciam. Essa vivencia é muito importante, pois os mesmos ficam mais motivados em aprender e adquirir conhecimentos de uma forma que até então não fazia parte do mundo deles. As aulas se tornaram mais criativas e motivadoras. A cada aula é uma descoberta, um sorriso, uma satisfação por ter conseguido navegar. Pesquisas, textos informativos, notícias, produção de textos..., enfim qualquer metodologia bem planejada e com objetivo concreto fica mais satisfatório o processo de ensino-aprendizagem.
    Giselle Nunes Santos
    EEEF “Brasil”
    Baixo Guandu
    NTE Colatina 4

    ResponderExcluir
  55. É verídico quando falamos que as novas tecnologias facilitam a vida de muitas pessoas. Com essa nova ferramenta tecnológica que é a internet o saber, o conhecimento, ficou mais amplo, pois temos como pesquisar, investigar sobre vários assuntos que antes não tínhamos fontes de pesquisa suficientes.
    Tanto para os professores como para os alunos o ensino e a aprendizagem também ficaram mais amplos oportunizando a todos maiores condições de inovações. Só que não esquecendo, é claro, que essa nova tecnologia requer de nós docentes uma atenção especial, pois devemos utilizá-la na hora e de forma coerente com aquilo que estamos trabalhando.

    Josely C. de Oliveira Galimberti
    E.E.E.F.M. “Néa Monteiro Costa”
    Colatina – E.S.

    ResponderExcluir
  56. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
    CURSISTA: JULIO TADEU ZANETTI UVANI
    EEEFM “FELÍCIO MELOTTI” – MODULO 02 – TURMA: NTE COLATINA 01
    Diante dessa nova realidade com a chegada do currículo básico comum (CBC), aulas dinâmicas e principalmente da ausência do livro didático em minha disciplina educação física, tenho com principal fonte a internet, sendo nesse ambiente que os alunos vão encontrar e se orientar no conteúdo seguindo o caminho direcionado pelo mediador dessa situação, onde podemos usar esse meio para ajuda a ampliar o conhecimento, a adequação e cadência em diferentes ambientes.

    ResponderExcluir
  57. A internet se converteu em uma opção de trabalho enérgica, temos que concordar onde o uso da internet e meios de comunicação, nossos alunos tem facilidade a ter acesso a devidas informações atualizadas, acrescentando significativamente o interesse pelos alunos das mesmas. Essas informações devem ser entendidas e passadas em diante entre os próprios alunos para que o ciclo se conclua. Os alunos têm acesso e conseguem obter algumas informações mais rápida, fazendo que às vezes nós mesmos sejamos surpreendidos por tanta rapidez e eficiência que as noticias trafegam e chegam as mídias, onde nossos alunos acabam desenvolvendo uma aprendizagem cooperativa, pesquisando e construindo trabalhos em grupo, e a intercâmbio de informações. A influência mútua quando é bem sucedida aumenta o conhecimento e o foco do aluno.
    ALUNA: CHRISTIANE LIMA DE OLIVEIRA
    EEEFM “FELÍCIO MELOTTI” – MODULO 02 – TURMA: NTE COLATINA 01

    ResponderExcluir
  58. As tecnologias promovem a vida de muitas pessoas. Esse novo meio virtual tecnológico onde a internet é o saber, a ciência, ficando mais dilatado o leque de opções, pesquisando e investigando sobre novos tópicos que anteriormente não conseguiríamos. O usufruto da mesma, utilizando em sala de aula ou como apoio ao aluno, proporcionando o benefício do ensino aprendizagem. A Internet oportuniza a construção da própria aprendizagem fundamentada na organização do conhecimento, dividindo descobertas. Os conhecimentos obtidos através da mesma podem ser convertidos em conhecimentos, para isso é necessário que o professor administre seus alunos a construir novos princípios e fundamentando suas próprias colocações.
    CURSISTA: Geceli Cristina Gasperazzo Barcellos
    EEEFM “FELÍCIO MELOTTI” – MODULO 02 – TURMA: NTE COLATINA 1

    ResponderExcluir
  59. Com tantas informações disponíveis na Internet, conseguiremos preparar melhor nossas aulas, qualificando-nos a esse novo momento, modificando o processo de aprendizagem de nossos alunos, possibilitando acesso às notícias mais atualizadas sobre temas que estão na mídia, aos artigos publicados, vídeos, e múltiplos materiais que tem capacidade colaborativa para aula inovadoras. Em presença dessa nova circunstância, o importante que possamos pensar sobre esse novo fato, repensando na prática e reconstruindo dinâmicos meios onde a aprendizagem seja inclusa nesse contexto. Sendo um dos objetivos o uso do computador no ensino, um atuante transformador, o docente deve ser habilitado para assumir a ação de ser o facilitador da organização da informação pelo aluno e não um mero manipulador de informações.
    CURSISTA: GILIANI MÔNICO
    EEEFM “FELÍCIO MELOTTI” – MODULO 02

    ResponderExcluir
  60. A contribuição da internet para transformação de minha prática pedagógica, introduziu essa ferramenta aproveitado de forma consciente e delineada, tem o desígnio de aperfeiçoar e assentar para motivar os alunos e ajudando a adquirir noção, desenvolvendo novas habilidades e competências nesse contexto pedagógicas. Através dessas redes, nossos alunos motivam-se, participando e colaborando freqüentemente mais, onde acontecerá uma aprendizagem mais significativa, inovadora e dinamizando a absorção de conteúdos melhorando a processo de ensino aprendizagem .
    CURSISTA: Kenia Izalem Schimit Raasch
    EEEFM “FELÍCIO MELOTTI”

    ResponderExcluir
  61. Acredito onde a utilização da internet ou qualquer outro recurso tecnológico seja aproveitado com pleno domínio, a escola erguerá o processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos, adquirindo disponibilidade de subsídios a assuntos que serão pesquisados, onde a maioria de nosso plantel domina e convive a informática em redes sociais, onde nos professores devemos planejar aulas dinamizadoras e lúdicas tornando mais palpável à temática meditativa, principalmente na disciplinas onde tem pesos maiores.

    MARIA DALTOÉ RADINZ
    EEEFM “FELÍCIO MELOTTI”

    ResponderExcluir
  62. A internet é um recurso didático mediador e articulador da aprendizagem, porque ajuda a buscar informações para pesquisas, principalmente no Ensino Médio para atender o CBC e seus eixos temáticos, uma vez que nossos livros de História não atendem essa demanda com eficiência.
    Outra necessidade desse instrumento é que grande parte de nossos alunos são moradores da zona rural do município, filhos de pequenos agricultores ou meeiros, que por condições financeiras não tem acesso ao computador e a internet, fazendo uso somente na escola, motivo pelo qual não podemos deixar de usarmos o máximo que pudermos nas nossas aulas.

    Angélica Chiabai de Alencar
    Pólo da SRE de Colatina
    EEEFM “Profª Aleyde Cosme”
    Itarana ES

    ResponderExcluir
  63. Vejo a internet como uma mistura de deslumbramento, curiosidade e fascínio diante de tantas possibilidades.Assim como também, uma ferramenta essencial a ser utilizada em sala de aula para melhor planejar e atrair a atenção dos nossos alunos. A necessidade de ter acesso a internet, nos dias atuais, tornaram-se praticamente necessária para nosso melhor desempenho perante aos alunos,pois estes possuem uma facilidade e um domínio fascinante a essa nova era tecnológica.

    CURSISTA: RAFAELA TOREZANI SEDDE
    PÓLO DA SRE DE COLATINA
    EEEFM"DAVID ROLDI"
    MUNICÍPIO-SÃO ROQUE DO CANAÃ

    ResponderExcluir
  64. Acredito o quanto é enriquecedor as praticas pedagogicas quando estas estão incluidas no ensejo das tecnologias educacionais, com essas novas ferramentas de trabalho, o professor pode disponibilizar de outros métodos para se chegar a um objetivo maior, mesmo no âmbito de algumas ressignação, o ressignificar de prática incorpadas as tecnologias educativas são mais prazeirosas para o aluno, pois o afsta do cotidiano muiutas vezes metódico e cansativo, minha experiência é possitivo pois percebo o quanto os alunos são atraidos quando planejo aulas que utilizam outros ambientes de aprendizagen, como o LIED e exploro outras tecnoligas diponibilizada na escola
    Por: Vagner Candido da SIlva
    EEEFM "Geraldo Vargas Nogueira"
    Colatina ES

    ResponderExcluir
  65. Com o aparecimento da informática, de uma forma geral, houve uma mudança no comportamento da população mundial. Começamos a utilizar os computadores com maior frequencia para obter informações rápidas e seguras, bem como resolver problemas, realizar compras,enfim, os computadores entraram definidamente no dia a dia das pessoas, e nas escolas não podia ser diferente.
    A internet é um recurso para dinamizar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem; o acesso a fontes de pesquisa, estímulo à leitura e escrita, planejamento mais criativo e rápido quando utilizado este recurso.

    Sandriane Fiorotti Herzog
    EEEFM"Alto Jatibocas"
    Itarana

    ResponderExcluir
  66. Avaliação da utilização da internet na educação presencial
    Utilização da internet na educação presencial nos permitiu enquanto educadores inovar nossa prática diária, permitindo planejamento de aulas mais atrativas refletindo no resultado final do processo ensino aprendizagem. Seria ignorância da nossa parte enquanto educadores se negar a aceitar essa inovação uma vez que a tecnologia nos cerca por todos os lados e se torna imprescindível que nos educadores tomamos consciência do importante papel que desempenhos e precisamos buscar nos aperfeiçoar no uso dessas novas tecnologias que surgem a cada dia para utilizarmos dela como nossa aliada no processo educacional dos nossos jovens. Vejo que encontramos dificuldades sim, pois nas nossas escolas os laboratórios de informática muitas vezes não nos permite realizar um bom trabalho, pois não esta em funcionamento e quando funciona o momento a qual era necessário já passou e não tem mais objetivo de realizar a atividade, mas acredito que dias melhores virão e por isso busco sempre aperfeiçoar a minha prática.

    Ana Maria Possimoser dos Santos
    EEEF “Professor Josué Baldotto”
    Itarana - ES

    ResponderExcluir
  67. A princípio foi difícil acostumar com a nova prática pedagógica utilizada pela maioria dos alunos e professores que dominavam muito bem este instrumento, pois não tinha tanto conhecimento, mas arrisquei e acabei sendo uma aluna dos próprios alunos. Foi um aprendizado muito interessante, pois eu tinha domínio do assunto pesquisado e os objetivos bem definidos. Assim os alunos construíram ou reconstruíram o conteúdo estudado em várias formas de apresentação, cada um a sua maneira. No final foi gratificante, pois proporcionou um conhecimento diversificado, onde envolvia o uso da informatização/técnicas x conteúdo estudado na sala de aula, resultando em ambas as partes (eu e alunos)a aprendizagem.
    A escolha não implica negar a novidade trazida pela tecnologia, elas têm um papel decisivo nas transformações de nossas experiências com objetivos técnicos e de nossa compreensão sobre o modo como eles intervêm em nossas atividades cognitivas e intelectuais. Devemos utilizá-la nos momentos mais oportunos da aprendizagem do aluno, pois eles conhecem esse mundo virtual, mas não conseguem assimilar todas as informações. Aí esta o papel do educador,converter estas informações em conhecimentos.

    Fabíola Seidel Dalla Bernardina
    CEEJA "Pedro Antonio Vitali", Colatina ES

    ResponderExcluir
  68. Essa nova tecnologia de manusear,dirigir e orientar através da comunidade virtual,que dá ênfase para uma ampla visão de conhecimentos,habilidades e capacidade para desenvolver,um elo de ligação entre o conteúdo e a aprendizagem do aluno,no processo de assimilação.
    Portanto,a internet propicia trocas de conhecimentos,experiências de dúvidas, de informações transformando em conhecimento e sabedoria através dessa compreensão desse recurso, foi através das novas tecnologias que têm investido nas escolas, para que as aulas tanto práticas, quanto teóricas se tornem abertas e com objetivos cognitivos.

    Neide Aparecida Pereira
    EEEFM "ALTO JATIBOCAS"
    ITARANA/ES.

    ResponderExcluir
  69. O Trabalho didático das novas tecnologias no cotidiano,fez com que as aulas se tornassem abertas devido a vários ramos de comunicação,onde ao mesmo tempo varia de um lugar para o outro,trazendo ao aluno conhecimentos,interagindo-os com textos,imagens visuais e sons.
    É de grande atração essa navegação,a busca de objetivos concretizados,que ajuda no desenvolvimento e o crescimento intelectual,cognitivo e afetivo através desse intercâmbio digital que está presente em nossa educação.

    Maria Lucinete gomes da silva
    EEEFM "ProfªAleyde Cosme"
    Itarana/ES.

    ResponderExcluir
  70. Avaliação da utilização da internet na educação presencial
    A utilização da internet na educação presencial trouxe uma série de benefícios, tanto no que se refere ao processo de ensino bem como na aprendizagem dos alunos visto que o contexto em que vivemos a tecnologia está presente praticamente em todos os lugares, então é importante que nós como educadores saibamos fazer uso dessa importante ferramenta que poderá ser sua grande aliada em sua prática pedagógica ou uma vilã se assim você o desejar. Usá-la de forma correta é ainda um grande desafio visto que nós educadores ainda não dominamos completamente e não sabemos fazer o devido uso da internet na sala de aula. Sentimos ainda dificuldade. Eu mesma uso pouco, pois o laboratório às vezes funciona e às vezes não. Procuro na minha casa navegar, fazendo pesquisas, Power point e utilizando o projetor de imagem para assim tornar a aula mais prazerosa dentro sempre do tema proposto.

    Amabile Aparecida Baldotto
    EEEF “Professor Josué Baldotto “
    Município- Itarana


    ResponderExcluir
  71. Avaliação da utilização da internet na educação presencial
    Hoje vivemos em uma "era digital", e nossos alunos teêm interesse por este conteúdo que tanto lhes fazem pesquisar e descobrir de maneira prazerosa um espaço ainda desconhecido. E este é o segredo do sucesso, em nossas aulas "a motivação" pelo tema proposto e as ferramentas a serem utilizadas para garantir a meta estabelecida. Procuro,adaptar os conteúdos mais complexos ao uso da internet sendo como pesquisa, troca de informações entre amigos, sempre de forma organizada e deixando explícito para os alunos os objetivos do trabalho.

    Renata Gódio
    EEEFM "São Domingos"


    ResponderExcluir
  72. “Avaliação da utilização da internet na educação presencial”
    A internet nos motiva a acompanhar o “mundo” por meio de descobertas e realidades rápidas capazes de interar e poder transformar. Assim, se torna de suma importância como uma ferramenta que facilita com a modernidade o processo ensino aprendizagem.

    Leidiana Vieira Frenandes
    EEEFM “São Domingos”


    ResponderExcluir
  73. Sem dúvida, a internet é um grande ganho também para a educação, não somente para os alunos, como fonte de pesquisa e informação, como para todos nós; em meu caso como professora e pedagoga, muito do meu trabalho é baseado nas tantas ideias e sugestões que compartilhamos pela internet; atividades que a bem pouco tempo levávamos horas para elaborar, xerocopiar ou mimeografar, agora basta um click e buscamos tudo que queremos. Todo este benefício nos é disponibilizado a hora que queremos e precisamos; é fato que ainda temos alguns problemas com as redes e quando ela nos falha percebemos ainda mais a sua importância e necessidade. Buscamos na internet hoje nos capacitar, nos inteirar dos acontecimentos que nos cercam e precisamos estar ligados, pois, nosso aluno, como o próprio texto nos mostra, às vezes já possui a informação que nós mesmos ainda não temos.

    NTE - Colatina
    Cursista - Márcia Helena Rabbi Oliveira –
    EEEF “Brasil”
    Baixo Guandu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia!
      Realmente precisamos estar "antenados" caso contrário a galerinha acaba nos dando aula rsrrssr. A Internet é um grande ganho para a educação, porém precisamos ficar atentos, pois nem tudo que reluz é ouro, portanto, às vezes podemos nos deparar com artigos, textos, informações que não tem respaudo científico.
      Ângela Kátia Ferreira Martins Rodrigues
      EEEF "BRASIL"
      Município: Baixo Guandu

      Excluir
  74. "Avaliação da utilização da internet na educação presencial"
    A utilização da internet como um importante recurso de aprendizagem nas escolas vem ganhando espaço de maneira significativa e constante.
    Nossos alunos se sentem interessados e estimulados a aprenderem utilizando esses recursos tecnológicos. Porém, precisamos ter bom senso e objetivos claros ao levarmos os alunos ao LIED, além de termos muita atenção para que eles não percam o foco frente a tantas e tão variadas informações.

    Márcia Leila Salvador
    EEEM Antônio Eugênio Rosa
    Colatina

    ResponderExcluir
  75. Avaliação da utilização da internet na educação presencial.
    A internet tem sido usada de diversas maneiras e diferentes níveis de intensidade, em todas as modalidades da educação.A internet vista como hipermídia, é vista como principal aliado da comunicação de professores e alunos, pois através dela é possível,com um custo mais barato e privilegiado, unir escrita, a fala e a imagem com rapidez, flexibilidade e interação, o que há pouco tempo era praticamente impossível.Mas como a tecnologia esta aí não podemos ficar de fora mesmo as vezes sem comunicação nenhuma, por nos localizarmos nos altos, nós pomeranos sempre damos um jeito de não ficarmos desatualizados.

    Jandira Kester Dettmann
    EEEFM"Alto Jatibocas" Itarana
    Colatina

    ResponderExcluir
  76. "Avaliação da utilização da internet na educação presencial"
    A internet é mais um instrumento a ser usado no processo ensino aprendizagem tanto presencial quanto á distancia em nossas escolas, possibilita aos alunos e educadores a ter acesso a informações dentro da escola, até mesmo aquela escola da zona rural. Nas aulas percebo que os alunos se sentem interessados e estimulados a aprenderem quando utilizam esses recursos tecnológicos.

    Vivian Bridi De Faria
    CAEE “Cantinho feliz”
    Colatina

    ResponderExcluir
  77. A cada dia o uso da internet torna-se mais necessário à pratica pedagógica, pois muda a forma de pensar o papel do professor e das aulas, exige uma atitude inovadora por parte de nós educadores oferecendo alternativas para incluirmos nas aulas elementos que as tornem mais prazerosas e interessantes, pois é estimulante.
    Utilizo a internet como uma fonte de pesquisa que possa enriquecer o conteúdo a ser aplicado em sala de aula, e trabalhos de pesquisas realizados pelos alunos.

    Ana Lúcia Dal Col Batista
    EEEFM "Profª Aleyde Cosme"
    Itarana

    ResponderExcluir
  78. Atividade 3 _ Blog do curso

    A educação sempre foi marcada por processos históricos e culturais que conduziram e guiaram modelos de instrução nas escolas, os padrões tradicionais estão dando lugar a novas formas de construir conhecimentos e tal alteração é características significativas da inserção de novas tecnologias ao ensino. E é importante que como professor valorizam os recursos tecnológicos com a internet ela não é uma formula mágica mais nos dias de hoje é essencial, pois propicia a troca de experiências de duvidas de materiais, entre outros. A internet é fácil de aprender, é uma tecnologia legal e o aluno domina em pouco tempo mais também tem seus desafios como tantas outras coisas.
    Comentário ( Tenho duas alunas com deficiência mental AEE). As mesma utilizam a tecnologia (internet) para jogos educativos, observo que ao manusear elas podem até encontrar dificuldade mas consegue desenvolver corretamente a atividade, lembrando que também tem o auxilio do professor.

    Nome: Aldelucia Aparecida Valcher
    Escola: EEEF “Professor Josué Baldotto”
    Turma: 2º ano/EF
    Cidade: Itarana-es

    ResponderExcluir
  79. Atividade 3 blog
    Com a chegada da internet defrontamo-nos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo ensino aprendizagem. As tecnologias vão se tornando cada vez mais sofisticadas e assim desafiadoras. Ensinar é gerenciar a seleção e organização da informação para transformá-la em conhecimento e sabedoria, em um contexto rico de comunicação. Não posso ver a internet como solução mágica para modificar a relação pedagógica mais ela facilita como nunca antes na pesquisa no intercâmbio e outros. Ela proporciona a troca de experiência , dúvida e isso deixa o nosso trabalho cada vez mais rico.

    EEEF “PROFESSOR JOSUÉ BALDOTTO”
    Marisa Fardin
    Itarana -ES

    ResponderExcluir
  80. A internet é um otimo aliado para desenvolvermos nosso planejamento, porém temos que ter certos cuidados. Em minha prática, uso a internet para proporcionar aos meus alunos um caminho novo e estimulante, promovendo assim um maior interesse por parte deles em meu plano de aula.Na Internet também desenvolvemos formas novas de comunicação, principalmente escrita. Escrevemos de forma mais aberta, hipertextual, conectada, multilinguística, aproximando texto e imagem. Agora começamos a incorporar sons e imagens em movimento. A possibilidade de divulgar páginas pessoais e grupais na Internet gera uma grande motivação, visibilidade, responsabilidade para professores e alunos. Todos se esforçam por escrever bem, por comunicar melhor as suas idéias, para serem aceitos, para "não fazer feio".

    Mayara Comper
    EEEFM "Professor Santos Pinto"
    Governador Lindenberg.

    ResponderExcluir
  81. Os alunos são estimulados no dia a dia ao uso da tecnologia que os rodeia. Nós professores devemos estar atentos a estas novas ferramentas e utilizá-las a favor do conhecimento. Em minhas aulas de Geografia o uso da Internet se torna significativo e importante, pois possuem softwares educativos, mapas digitais, fotos de satélites e muitos outros recursos que fazem com que o aluno sinta prazer pela aula é uma ferramenta que incentiva o aluno a imaginação e a interação, transformado tudo em conhecimento. A disciplina de Geografia possui muitos conteúdos que podem ser desenvolvidos com o uso da internet, deixando a aula mais dinâmica. Ao trabalhar os Continentes os alunos poderão viajar pelos mesmos ao utilizarem o jogo Carmem Sandiego, disponível do site: http://www.netdownloads.com.br/show.php?id_software=104, existe um software onde o aluno trabalha com quebra-cabeça é o Map Puzzle, disponível no endereço: www.yourcildlears.com. O Google Earth é um software, onde o aluno tem condições de, através de imagens de satélite, localizar as diferentes partes do nosso planeta, estas são apenas algumas alternativas do uso da internet na Geografia, possibilitando diversificar as aulas.
    Scheila Kelli Baldotto/EEEFM "Profª Aleyde Cosme"/Itarana

    ResponderExcluir
  82. A matemática é uma disciplina pouco apreciada pelos alunos devido a sua complexidade. Desta forma nós professores necessitamos diversificar nossas aulas para que as mesmas não se tornem desprezíveis e os alunos venham a tomar antipatia por nós. Em minhas aulas o uso de meios tecnológicos ajuda muito a transformar minhas aulas mais dinâmicas e agradáveis. Existem softwares que oferecem oportunidades de mudar o tipo de atividades que são propostas em sala de aula, bem como transformar a natureza do conhecimento matemático. Observa-se que o uso dos softwares educativos, tem a capacidade de atribuir a matemática outra característica. O uso de tecnologia nas aulas proporciona um ambiente de aprendizagem coletivo, professor e alunos pensam juntos. O uso de tecnologias informáticas no ambiente da sala de aula, requer planejamento do professor, para que sejam utilizadas práticas condizentes a clientela. No http://www.somatematica.com.br/desafios.php, os alunos tem a oportunidade de fazer desafios matemáticos que incentivam o raciocínio, desta forma as aulas de matemática ficam mais atraentes e os alunos sentem mais prazer em estar presentes nas mesmas.
    Kesia Paula Baldotto
    EEEFM Profª "Aleyde Cosme" - Itarana - SRE Colatina

    ResponderExcluir
  83. Quando bem utilizadas, o computador e a Internet são ferramentas pedagógicas que oferecem subsídios para uma nova postura na ação docente. Entende-se que os professores são sujeitos dos saberes e mediadores de toda ação pedagógica que ocorre no interior da escola, entretanto, necessitam apropriar-se das novas tecnologias, não apenas para motivar os alunos, mas para compreender o processo ativo e dinâmico que ocorre nessa interação entre o homem e a tecnologia.
    Wagna Silva Souza
    EEEFM José Damasceno Filho

    ResponderExcluir
  84. A internet é um excelente recurso na prática pedagógica. Nela encontramos "n" possibilidades e ótimos materiais.Mas esse recurso mal direcionada pode causar um estrago na sala de aula.
    A aula deve se bem planejada, e o aluno orientado constantemente, durante todo o processo.
    Larissa Moura
    Esc. Geraldo Vargas Nogueira

    ResponderExcluir
  85. Nós educadores estamos descobrindo o potencial de usar as novas tecnologias para ensinar na sala de aula. Inserir os computadores em sala de aula é a nova realidade, e a educação não poderia ficar de fora da revolução digital.
    Vejo diferentes gerações participando desse processo de inclusão.
    Devemos estar a par dessa nova realidade, já que essa nova geração de jovens já tem pleno domínio da tecnologia.
    A internet é um ótimo recurso, rápido e abrangente.Muitas escolas já utilizam da internet como ferramenta nas salas de aula, para ensinar alunos a pesquisar de forma correta.
    Neuza Sesana
    Escola “Geraldo Vargas Nogueira”

    ResponderExcluir
  86. A internet é uma ferramenta de pesquisa cuja importância é incontestável. Desde que se tornou parte do dia a dia das pessoas, milhões e milhões de usuários da web recorrem ao seu uso no desenvolvimento de diversas atividades.
    Em minha prática pedagógica não é diferente. Procuro, na maioria das vezes, complementar meu planejamento e aulas para torná-las mais atrativas, interessantes e, sobretudo, mais educativas possível.
    Como disse Manuel Moran, a utilização da internet proporciona diversas vantagens, funcionando como um veículo de conhecimentos segundo a modernidade. Faço uso dessa ferramenta e oriento meus alunos no emprego mais proveitoso e direcionado da mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você esqueceu de digitar seu nome. Abraços!
      Fernanda V. Tomasini
      Tutora - Turma NTE Colatina 03
      EEEFM "ProfªAleyde Cosme" - Itarana.

      Excluir
  87. A internet é uma ferramenta de pesquisa cuja importância é incontestável. Desde que se tornou parte do dia a dia das pessoas, milhões e milhões de usuários da web recorrem ao seu uso no desenvolvimento de diversas atividades.
    Em minha prática pedagógica não é diferente. Procuro, na maioria das vezes, complementar meu planejamento e aulas para torná-las mais atrativas, interessantes e, sobretudo, mais educativas possível.
    Como disse Manuel Moran, a utilização da internet proporciona diversas vantagens, funcionando como um veículo de conhecimentos segundo a modernidade. Faço uso dessa ferramenta e oriento meus alunos no emprego mais proveitoso e direcionado da mesma.

    Adriana Aparecida da Silva
    EEEFM "Padre Antônio Volkers"
    Marilândia ES

    ResponderExcluir
  88. A internet vem sendo um grande apoio ao ensino e um meio de comunicação que está atraindo, principalmente, os estudantes. Eles gostam de navegar, de descobrir endereços novos, de divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outros colegas. Em minha prática pedagógica, o uso da internet proporciona o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e atrativas que despertam a curiosidade e o interesse dos alunos a buscarem sempre novos conhecimentos. Sem dúvida, o uso dessa ferramenta propicia uma ligação entre professores e alunos e trocas de informações entre colegas, resultando em uma aprendizagem incessante.

    Monara Fiorin Goldner
    EEEF “Dr. Moacir Avidos”
    Governador Lindenberg - ES

    ResponderExcluir
  89. Através da internet temos inúmeras possibilidades de pesquisa para professores e alunos, dentro e fora da sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento da escrita e da leitura, diante destas possibilidades a navegação torna-se mais sedutora, principalmente quando o professor não impõe, e sim acompanha, sugere, incentiva, questiona junto com o aluno suas formas pessoais de navegação, mesmo assim temos que ficar atentos pois a internet traz vantagens e desvantagens.
    Luisa Geni Carmen Scárdua Bergamin.
    EEEFM José Damasceno Filho.
    Baixo Guandu _ ES.

    ResponderExcluir
  90. O avanço tecnológico transformou a sociedade do século XXI, deixando-nos dependentes das ferramentas digitais. É comum a utilização das mídias em todas as esferas socais. Pois esses recursos nos permitem acesso a informações e comunicação de forma rápida.
    Como recurso pedagógico, vejo a utilização da Internet, por exemplo, como meio facilitador no processo de construção da aprendizagem, porém, devo ressaltar a importância de nós professores sermos apenas mediadores desse processo para que o aluno tenha a oportunidade de questionar, buscar, refletir e desenvolver habilidades que o ajude a resolver situações problemas que surgem no ambiente escolar. É importante entendermos que a educação não é somente a transferência de saberes, mas um processo de construção do conhecimento, onde educando e educadores aprendem juntos por meio da troca de conhecimentos.
    Maria Auxiliadora Alves Barcelos
    E.E.E.F.M. “Honório Fraga”
    Colatina- ES



    ResponderExcluir
  91. A tecnologia tem contribuído para o desenvolvimento de habilidades e competências favoráveis a aprendizagem, pois as barreiras do saber, agora, transcendem através da curiosidade, revelando que o conhecimento é destinado a todos, sem regras, quebrando diversos paradigmas e modelos de ensino. A internet tem inovado a prática pedagógica desmistificando que o saber pode ser compartilhado, mas diante de tanta informação precisa ser conduzido e orientado para melhor aproveito desse conhecimento.
    Ely Rodrigues Costa Becalli
    EEEFM "Eurico Salles"
    Itaguaçu-ES

    ResponderExcluir
  92. Ao interagir educação e tecnologia, o professor busca tornar suas aulas mais agradáveis para esta nova clientela que surge atualmente. Sem dúvidas a internet é palavra do momento, às vezes tenho a impressão de que me comunico melhor com meus alunos em sites de relacionamento do que em sala de aula, já que os mesmos passam o tempo todo pensando em postar comentários no Facebook. É claro, que para tudo deve haver limites, mas se esta é a grande tendência do momento porque não utilizá-la a favor da educação?!;)

    Janielly dos Anjos Oliveira Dornelas
    EEEFM “José Damasceno Filho”
    Baixo Guandu - ES

    ResponderExcluir
  93. Sabemos que navegar pela internet causa motivação, aguça a curiosidade dos alunos diante de tantas possibilidades que lhe é oferecida. Quando utilizo a internet em minha prática pedagógica procuro sempre lembrar essas questões, pois, interação bem sucedida aumenta a aprendizagem. Cada aluno possui seu domínio tecnológico, uns possuem dificuldades outra não, por isso procuro deixar cada um seguir seu próprio ritmo numa perspectiva de aprendizagem colaborativa. Procuro desenvolver trabalhos em grupo, pois é muito importante e permite uma aprendizagem cooperativa e uma troca maior de conhecimentos adquiridos, descobrem-se erros, acertos, dúvidas e vários questionamentos vão surgindo, e o mais importante as aulas tornam-se mais agradáveis.
    Solange Felix Cordeiro Henck
    EEEFM”José Damasceno Filho”
    Baixo Guandu-ES.

    ResponderExcluir

  94. Em minha prática pedagógica com o uso da internet procuro motivar e oferecer possibilidades à modernidade que a internet representa. Devemos acompanhar o interesse dos alunos, buscando oferecer materiais, sugestões, novidades e conexões lingüísticas para que o aluno interaja com inúmeros textos, imagens e outros. O interessante é oferecer para os alunos trabalhos em grupo, pois a troca de experiências, cooperação e interação aumenta a aprendizagem. As diversas possibilidades que as tecnologias nos oferece desenvolve a flexibilidade, aproximando texto, imagem e sons. As informações vão sendo descobertas por acertos e erros na sala de aula ou fora, mas não podemos desmotivar os nossos alunos, pois os projetos tem mais sucesso com a utilização dessas novas tecnologias e as aulas são mais agradáveis para essa geração.
    Duznelda Schultz Ferreira
    EEEFM ”José Damasceno Filho”
    Baixo Guandu.

    ResponderExcluir
  95. A aprendizagem nessa nova realidade tem preocupado educadores, estudiosos em educação e comunidade em geral. Muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas no intuito de melhorar as condições de ensino na escola atual e, principalmente, sobre os métodos que podem ser utilizados para proporcionar melhores condições de aprendizagem. A busca de diferentes métodos para o ensino implica em uma mudança no enfoque educacional. Nessa procura, o papel das tecnologias de informação e comunicação torna-se o componente principal, dando uma evidência especial para a informática, acompanhada pelo computador, pelos softwares educativos e pela Internet.

    Cursista:Lúcia Helena Reis Nunes
    Escola: EEEFM José Damasceno Filho
    Município: Baixo Guandu
    NTE Colatina 4

    ResponderExcluir
  96. O uso da internet, em experiências com projetos educativos em todos os níveis de ensino, revela que tal recurso origina ambientes de aprendizagem muito diferentes tradicionais aulas presenciais, no que se refere aos papéis dos professores e alunos, ao fluxo das informações Entretanto, apenas ‘usar’ a Internet ou o computador não provocará essas mudanças, nem significará uma democratização no acesso às informações e uma atitude mais crítica em relação ao mundo em que vivemos.

    Cursista: Aristi Pereira
    Escola: EEEFM Professora Carolina Pichler
    Município: Colatina
    NTE Colatina 5

    ResponderExcluir
  97. Com a chegada da interne nas escolas, os professores tem cada vez mais ferramentas a sua disposição para melhorar o aprendizado de seus alunos.
    Na disciplina em que leciono, o Inglês, posso dispor de vários recursos que a internet dispõe para melhorar a leitura e a escrita em Língua Estrangeira. É bem interessante aos alunos, leva-los ao lied e pedir para que troquem emails entre si, apenas em inglês, outra forma diferente de se trabalhar, é montar um blog com eles, onde eles escreverão sobre eles próprios, sobre assuntos que os interesse e poderão interagir não só com os colegas de sala, mas sim com pessoas de toda parte do mundo. Com essa atividade eles usam construções gramaticais e vocabulários estudados dentro da sala de aula, e perceberão as variações linguísticas existentes.

    Alexandra Piazentini
    EEEFM “Alto Jatibocas” e EEEF “Professor Josué Baldotto”
    Itarana

    ResponderExcluir
  98. Na década de 90 guando as novas tecnologias começaram a chegar nas instituições de ensino público, chegaram junto as dúvidas, os anseios, as preocupações e curiosidades por parte dos docentes.Como começar a trabalhar usando as TICs na sala de aula? Através de estudos complementações e acompanhamento dos órgãos responsáveis conseguimos vencer essa etapa que julgávamos tão difícil. Hoje não consigo me ver sem uma tecnologia no uso de minhas aulas. O uso das TICs na sala de aula têm me proporcionado muita satisfação e retorno dos meus alunos. O processo fica mais dinamizado e facilitando o entendimento da aprendizagem por meio de imagens, textos informativos e outras formas.
    Curcista:Rosinéia S.B.F.Martins
    Município: Itaguaçu
    EEEFM “Eurico Salles”

    ResponderExcluir
  99. O uso da internet na minha prática pedagógica é um dos caminhos que favorece a ampliação da qualidade de ensino, além de contribuir para a superação do modelo de aula, em que o educando é apenas o sujeito passivo do processo. A internet auxilia o aluno na construção do seu conhecimento e o professor na melhoria de suas aulas. Assim sendo, o uso da internet no cotidiano escolar motiva nossos alunos e professores para o gosto de aprender e ensinar. O professor diversifica suas aulas, utilizando pesquisas, gráficos, documentos, vídeos, atividades ...
    O uso da internet no meu cotidiano, leva os alunos a terem mais interesse em aprender, facilitando a compreensão e a troca de conhecimento ( professor/aluno), maior participação dos alunos, aulas mais atrativas e oportunidade para o aluno construir seu conhecimento. Com esse instrumento, o professor assume realmente o papel de facilitador, mediador do processo ensino/aprendizagem.
    Além disso o uso da internet também contribui para a formação de um indivíduo crítico, criativo, ou seja, de um sujeito ativo e participativo, capaz de adaptar-se às novas tecnologias.

    Cursista: Silvia Carla Fachetti Surlo
    EEEFM”Felício Melotti”
    São Roque do Canaã- ES
    NTE 1 Colatina

    ResponderExcluir
  100. Realmente, quando a sala do LIED foi montada na escola a euforia dos alunos e profesores foi muito grande. Hoje há muitas reclamaçoes, pois a internet não é tão rápida quanto àquela que temos em casa, mas as aulas desenvolvidas com o auxilio da internet fazem toda diferença: são mais interessantes, motivadoras e proporcionam melhor compreensão do assunto, principalmente por causa dos hipertextos.
    Sabemos que os alunos utilizam a internet com muitas finalidades como diversão, comunicação e pesquisa, mediar esses conhecimentos adquiridos por eles e conectá-los com nossas disciplinas é tarefa que exige bom planejamento, criatividade e dedicação. Devemos também nos atualizar sempre para que possamos acompanhar a evolução tecnológica para tê-las como aliadas nas aulas e os alunos possam utilizá-las com maior aproveitamento para o crescimento intelectual dos mesmos.
    Iana Maria Nicoli Galter
    EEEFM"Professor Santos Pinto" - Governador Lindenberg

    ResponderExcluir
  101. A interação dos nossos alunos com as tecnologias impõem uma mudança por parte dos docentes dentro da sala de aula. Eles possuem todos os tipos redes sociais, utilizam a internet pra quase tudo e a escola tem a necessidade de acompanhar, mudando aos poucos. Alguns professores também estão seguindo esta tendência, porém ainda encontramos professores que optam pelo método tradicional talvez por medo da tecnologia.
    Usar as tecnologias não se resume a computador e internet, algumas outras ferramentas são úteis, como a televisão e o DVD. O emprego da mídia torna a escola mais organizada, mais comunicativa, menos centralizadora, menos dominadora, sintonizada com o presente. O papel do professor mudou totalmente, mas continua essencial. Ele orienta o processo de ensino/aprendizagem, ligando o aluno e a comunidade científica, é companheiro do aluno, aprendendo com ele sem perder a autoridade.
    Analu Ferraz Teixeira
    EEEF "Brasil"
    Baixo Guandu, ES

    ResponderExcluir
  102. Não podemos negar que nossos alunos tem muita facilidade em lidar com toda esta informação que a internet nos proporciona, pois foram crescendo junto com ela e para maioria deles não há novidade alguma.
    Geralmente todos já possuem contas de email, facebook, orkut e tantas outras novidades que surgem a cada momento.
    O problema ocorre quando não conseguem filtrar o que há de positivo nisso, por exemplo, quando preparo uma aula que irão utilizar a internet,tento promove-la do melhor modo possível no qual irão levá-los por caminhos que possam se interessar cada vez mais sobre o tema dado, não entregando nada pronto. Pois pelo que percebo eles dominam a tecnologia, mais não sabem tirar proveito dela para seu crescimento intelectual.

    Lucio Alexsander Gomes
    EEEFM "Aleyde Cosme" - Itarana

    ResponderExcluir
  103. Nos dias atuais ainda é possível presenciar em alguns espaços educativos, o método de ensino focado no professor, apesar dos grandes avanços em busca de mudanças no ensino. A educação, por muito tempo ficou estagnada no processo de que somente o professor era dono do saber, e que o educando necessitava de sua presença quase que constante, pois era o professor que detinha o conhecimento. Hoje com as novas tecnologias é possível que o aluno com a ajuda dos meios tecnológicos se desprenda do professor e busque outras fontes para a sua aprendizagem, tornando-se dessa forma sujeitos mais críticos e autônomos. Quando pensamos em tecnologia a favor da educação, devemos vê-la como um conjunto de ferramentas que proporciona ao professor várias vantagens, como a praticidade para adquirir as informações necessárias à construção do conhecimento ao longo da sua vida. A soma dos métodos antigos com as novas descobertas lingüísticas e tecnológicas vem dando aos professores, que a aderiu, suporte necessário no desenvolvimento das suas atividades. Usar a tecnologia a favor da educação é saber utilizá-la como suporte auxiliar na busca da qualidade do processo educacional.

    Fernanda Patrício da Fonseca Cordeiro
    EEEM "Maria Helena Stein Merlo"

    ResponderExcluir
  104. Realmente, Moran é muito feliz em suas observações quando explicita os benefícios da Internet, pois como educadores sabemos a dificuldade de motivar o aluno ao estudo, fazer com quel ele tenha interesse no conteúdo, chamar a atenção dos meninos no dia-a-dia. Nesse caso, a Internet surge como um mundo de possibilidades. Pesquisa, montagem de material, blogs, dentre outros, acabam sendo ferramentas que dinamizam as aulas, atraem os alunos e faz com que o trabalho do professor dê resultados significativos.

    Michelly de Andrade Costa
    EEEFM "Eurico Salles"

    ResponderExcluir
  105. Em minhas aulas procuro incentivar os alunos a expressarem suas capacidades de comunicação, oferecendo-os diferentes oportunidades e desta forma descobrirão, por sua conta, as diferentes maneiras de utilizar os materiais que lhes estão sendo ofertados. Dentre estas diversidades, está a internet. As imagens, a cada dia, ganham mais espaço e importância nas mídias de massa, tais imagens transmitem nossos medos, desejos e projetos. Com a Internet estou começando a ter que modificar minha forma de ensinar e aprender, um ensinar mais compartilhado.

    Eva Gobbo
    EEEFM Professora Aleyde Cosme
    Itarana/ES

    ResponderExcluir
  106. AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL
    Os avanços tecnológicos e as transformações que os mesmos proporcionam são vivenciados por nós a todo o momento em nossas vidas e na sociedade. As mudanças provocadas na sociedade em virtude da tecnologia ocorre muito rapidamente e necessita de atualização e adaptação das diferentes esferas que sociais e talvez a mais importante seja a escola. O computador e a internet passam a fazer parte da nossa prática pedagógica com o objetivo de mediar o processo de conhecimento. Em minha escola não possuo laboratório de informática para que os alunos possam acessar a internet na escola, mas, nem por isso eu os deixo à margem desta descoberta, realizo as pesquisa, coloco as informações em slides e os apresento no nootbook, em outras ocasiões eu baixo os vídeos e os mostro no mesmo instrumento tecnológico. Algumas crianças têm computador com internet em casa, eles realizam a pesquisa e levam para a sala de aula socializando com os demais.

    Deoclécia da Conceição Covre
    EEPEF Santo Antonio do Sossego
    Itarana/ES

    ResponderExcluir
  107. A internet é hoje uma ferramenta pedagógica indispensável no processo de ensino e aprendizagem, ela proporciona uma interação efetiva entre professores e alunos, permitindo assim novas propostas de trabalho.Como pedagoga, procuro promover aos professores uma reflexão sobre sua prática pedagógica, possibilitando aos mesmos repensar sua ação docente,tendo em vista o uso dos recursos tecnológicos como a internet. Penso que ensinar com o auxílio da internet derruba as barreiras da sala de aula acelerando a autonomia da aprendizagem dos estudantes em seus próprios ritmos e assim a educação assume um caráter coletivo.Aliar os novos recursos
    tecnológicos que estão surgindo á atividade pedagógica pode significar dinamismo, criatividade e interação não só de conhecimentos teóricos, mas daqueles relacionados à vida dos estudantes.

    Christiany Karla Bullerjhann Valin
    EEEFM "Alfredo Lemos"
    Itaguaçu-ES

    ResponderExcluir
  108. AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL
    Em minha vida profissional tratando-se de internet, penso que ainda tenho muito que aprender, neste ano tenho me deparado com muitos desafios, graças a Deus encontrei alguém muito especial, que está me ajudando a sair da deriva e encontrar um porto seguro. Fiz um curso de informática quando ainda não tinha computador, quando tiver oportunidade de tê-lo, foi bastante tempo depois, comecei a utilizá-lo de forma vaga sem muita importância. O uso da internet nunca esteve tão presente em minha vida e pratica pedagógica, como agora, eu agradeço a Deus pela oportunidade que tem me proporcionado, de está aprendendo cada vez mais e mais.

    Norma Berger de Araujo
    EEEF”Brasil”

    ResponderExcluir
  109. A internet facilitou a minha comunicação com os alunos, trabalho com química e física, disciplinas vistas como vilãs pelos alunos, Por causa da dificuldade que eles possuem em assimilar e contextualizar a disciplina na vida deles. Os vídeos e aulas que encontro e trabalho em sala de aula tem me auxiliado nessa tarefa, tornando mais fácil a forma de transmissão do conhecimento.
    EEEFM " Profª Carolina Pichler"
    Tayrone Pansini Matos
    Colatina - ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tayrone, gostei da sua colocação, acho muito interessante quando o professor procuras outros métodos para passar o conteúdo para os alunos. Parabéns.

      Maria Bernadete

      Centro Supletivo Pedro antonio Vitali

      Excluir
  110. O uso da internet em minha prática pedagógica auxilia muito,pois os alunos ficam vislumbrados com essa tecnologia a qual muitos ainda não tem acesso por se tratar de um lugar do interior da cidade de Baixo Guandu. No entando todos gostam de aulas no laboratório de informática.É uma aula agradável onde os alunos interagem, auxiliando uns aos outros. Facilitando assim o aprendizado desses alunos na busca novos conhecimentos.

    Edivana Berger
    EEEM "Maria Helena Stein Merlo"
    Município de Baixo Guandu
    NTE Colatina 4

    ResponderExcluir
  111. A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. Vivemos num mundo tecnológico, estruturamos nossa ação através da tecnologia.Por isso, que o uso da mesma se torna indispensável no ämbito escolar,quando fazemos o uso da mesma estamos contribuindo para a aprendizagem e o crescimento de nós mesmos e dos nossos alunos que ficam entusiasmados com essa tecnologia que para muitos ainda é desconhecida.
    Adriana Maria Schulthais
    EEEFM "Professor Santos Pinto" .
    Gov.Lindenberg - ES

    ResponderExcluir
  112. Durante toda a história da educação aconteceram mudanças, mas, com a expansão da tecnologia, essa história se dividiu em antes e depois da tecnologia na educação. Pois veio à tona um novo cenário na história da educação.
    O nosso desafio agora é está em mediar o conhecimento com o uso das tecnologias, pois, saber usar tecnicamente não basta, temos que saber usar metodologicamente essas tecnologias. Haja visto, que a internet abre um leque de opções que podem dinamizar nossas aulas, a pesar de que requer uma seleção de conteúdos.
    Ir contra a tecnologia é se afastar da linguagem dos alunos, por isso, estou me preparando para esse novo modelo de educação, aprendendo estratégias que facilitam as ações educativas.
    Acredito que assim, o aprendizado terá mais espaço para a criatividade e para a inovação.

    Wanderléia Rodrigues de Assunção
    EEEFM “José Damasceno Filho”
    Baixo Guandu/ES.

    ResponderExcluir
  113. A internet é hoje um recurso pedagógico indispensável no processo de ensino e aprendizagem, ela proporciona uma interação efetiva entre professores e alunos, permitindo nova proposta de trabalho. A educação ficou estagnada por muito tempo, onde o professor era o detentor do saber absoluto e o aluno um mero espectador, hoje com as novas tecnologias é possível que o aluno se desprenda e busque outras fontes para a sua aprendizagem tornando-se assim um sujeito mais crítico e autônomo. Em minha prática pedagógica com o uso da internet procuro motivar e oferecer possibilidades à modernidade que a internet representa.

    Lucileyde Tonetto Schulthais
    EEEFM "Professor Carlos Mendes"
    Governador Lindenberg/ES

    ResponderExcluir
  114. O uso da tecnologia como recurso em nossa grade curricular , só veio a somar na busca do aprendizado e interação professor versus aluno ,pois temos conhecimento deste novo recurso no seu cotidiano,cabendo ai a nós educadores planejarmos uma aula mais atrativa e interessante ,trazendo para eles uma aula prazerosa e investigativa.
    Denilza Maria Couto Paranho Canalli
    EEEFM Profª "Carolina Pichler"
    Colatina ES

    ResponderExcluir
  115. A utilização da internet é um recurso tecnológicos de suma importância, pois facilita o aprendizado deixando a aula interessante, afinal, nossos alunos atualmente convivem com isso nesse mundo globalizado, então não é possível que os educadores fiquem de fora desse processo tecnológico.
    O papel do educador é fundamental para estimular a aprendizagem dos alunos e prover orientação dar apoio necessário para que se tornem aptos a pesquisar, publicar e interagir na Internet com segurança, de forma crítica e autônoma. Por isso, torna-se necessário que educadores possuem conhecimentos ou buscam se capacitar na área tecnológica.

    OZÉIAS BALDOTTO
    EEEFM Professora “ALEYDE COSME”
    MUNICÍPIO: ITARANAES

    ResponderExcluir
  116. A internet tornou-se, além de comunicação e entretenimento, uma fonte inesgotável de conhecimento. Portanto cabe ao professor direcionar os alunos nesse contexto. É sempre notável a satisfação do aluno, quando o professor trabalha algo novo relacionado a internet, portanto procuro sempre que possível ta direcionado as aulas com os recursos tecnológicos e caminhando software educativos para auxiliar na aprendizagem.

    Cristiano Merllo, Colatina
    EEEFM "Geraldo Vargas Nogueira"

    ResponderExcluir
  117. A criação da internet foi um dos maiores avanços do homem frente a tecnologia atual, por meio dela conseguimos adquirir informações e conhecimentos admiravéis. Nas minhas aulas uso esse recurso como fonte de pesquisa, tanto para os alunos quanto para mim. A utilização da internet é indispensavél frente ao conhecimento dos alunos em nossos planejamentos diários.

    Matheus Henrique Duque
    EEEFM "Eurico Salles"
    Itaguaçu

    ResponderExcluir
  118. ROSIANE ARAUJO PESTANA - EEEFM 'SÃO DOMINGOS'- SÃO DOMINGOS DO NORTE
    Com o nivel de desenvolvimento dos alunos, sempre motivados e curiosos não podemos lançar mão das tics em nossos cotidiano escolar, pois os interesses dos alunos são os nossos. Aprendemos e ensinamos com as tics e com nossos alunos interagindo nesse mundo virtual.

    ResponderExcluir
  119. A internet tornou-se uma poderosa e prática ferramenta no ensino, criando novas possibilidades.
    Ao utilizar a internet e outras mídias em sala de aula, procuro antes uma comunicação com o professor regente, visando o melhor desempenho e compreensão do aluno. E então, ela passa a ser utilizada para pesquisas, trabalhos e projetos, conforme as necessidades do aluno, despertando a sua curiosidade e motivação.
    Geisa Roberta De Zan
    EEEFM "Professora Aleyde Cosme"

    ResponderExcluir
  120. A internet é uma ferramenta de suma importância para despertar o interesse dos alunos em aprender cada vez mais.
    Ela proporciona meios de ampliarmos nossos conhecimentos de forma rápida e significativa.
    Com o uso da internet é possível trabalhar os acontecimentos atuais da sociedade na qual estamos inseridos, preparar aulas dinamizadas que realmente promova a aprendizagem.
    Mas para que ela seja uma ferramenta de apoio ao ensino aprendizagem, é necessário que tenhamos consciência sobre a grandiosidade de informações que a mesma nos oferece e saibamos selecionar o que é bom do que é ruim, ao utilizá-la na escola, é responsabilidade do professor orientar o aluno sobre essa seleção.
    Girlane Pereira Salla
    EEEFM "Professora Aleyde Cosme"

    ResponderExcluir
  121. O uso da internet em sala de aula proporcionou uma mudança no processo de ensino- aprendizagem, na qual, professores e alunos passaram a buscar novos meios de aprendizagem. Portanto, o uso do computador (internet) é uma ferramenta indispensável na construção do conhecimento do aluno, desde que, utilizado de forma correta. Em minhas aulas, quando faço o uso desse recurso, percebo que o interesse é significativo na aprendizagem dos meus alunos.
    Jacira Clemz Rodrigues
    EEEF. “Professor Josué Baldotto” - Itarana

    ResponderExcluir
  122. A interação num ambiente virtual de aprendizagem é fundamental para que os alunos possam organizar suas ideias e compartilhar seus conhecimentos tornando-se sujeitos autônomos de sua aprendizagem. Disponibilizar um ambiente de aprendizagem virtual que propicie a cooperação e a interatividade requer, fundamentalmente, algumas ferramentas que suportem tais interações.

    Cursista: Lucinete Babilon Marques Oliveira
    Escola: EEEFM “José Damasceno Filho”
    Município: Baixo Guandu
    NTE Colatina 4

    ResponderExcluir
  123. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  124. A utilização da internet na prática pedagógica desperta a curiosidade e motivação. Ela auxilia nas pesquisas e leva a conhecimentos até então desconhecidos.
    Porém, assim como outras fontes de pesquisas, temos que saber utilizar sites confiáveis para não absorvermos conhecimentos errados.
    Os livros didáticos trazem figuras para auxiliar no conhecimentos. já a internet além de figuras, ela traz vídeos, imagens em movimentos e até mesmo sons, ampliando assim o mundo do conhecimento.
    Portanto, o surgimento da internet foi muito importante para a evolução da prática pedagógica e ampliação do conhecimento, pois além de transmiti-lo, ela é promove a troca do mesmo.

    Cursista: Geiseleny Karla da Silva Godinho
    Escola: EEEFM "Alfredo Lemos"
    Município: Itaguaçu

    ResponderExcluir
  125. Percebo que a atenção e o acesso a internet e aos meios de comunicação vem crescendo com maior facilidade, tivemos um aumento significativo a motivação e o interesse pelos alunos. Notamos também que os mesmos fiquem mais abertos a partilharem e trazerem novos conhecimentos,além disso mais confiantes de tratarem de algumas informações com aprendizagem significativa.Os alunos buscam e trazem mais novidades, trabalham de maneira mas ágil fazendo que as as vezes nós mesmos tenhamos surpresas de tanta rapidez e eficiência que as coisas surgem. Nossos alunos buscam ferramentas e opções inéditas melhorando a forma de interagir. Buscam conteúdos riquíssimos e tem um melhor contato virtual, as amizades, as trocas de informações com outros colegas, tanto por parte de professores como dos alunos. Quando tratamos de compreensão do textos, notamos a magnitude com que alguns alunos exploram os conteúdos de maneira até mesmo virtual,além de tudo de forma mais contextualizada, motivando o aluno para uma aprendizagem significativa e valiosa dando uma melhor ênfase ao conteúdo estudado ou buscado de maneira extrovertida.

    Marcia Aparecida Binda Milagres de Assis
    EEEFM “Profª Carolina Pichler”
    Colatina - ES

    ResponderExcluir
  126. A internet é um suporte maravilhoso para a aquisição da aprendizagem, desde que ela seja utilizada de maneira correta. O processo de ensino aprendizagem deve ser enriquecido com várias ferramentas para que o aluno possa construir conceitos com bases sustentadoras de conhecimentos. Toda pesquisa bem orientada pode levar o educando a construir seu conhecimento, alem de proporcionar o contato com novas informações que podem favorecer ainda mais na construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A internet é um suporte maravilhoso para a aquisição da aprendizagem, desde que ela seja utilizada de maneira correta. O processo de ensino aprendizagem deve ser enriquecido com várias ferramentas para que o aluno possa construir conceitos com bases sustentadoras de conhecimentos. Toda pesquisa bem orientada pode levar o educando a construir seu conhecimento, alem de proporcionar o contato com novas informações que podem favorecer ainda mais na construção do conhecimento.
      Cursista: Fernanda Fortuna de Araújo
      E.E.E.F.M. “São Domingos”
      São Domingos do Norte

      Excluir
  127. O uso do computador em minha prática educativa tem colaborado em diversos aspectos,como por exemplo:na organização de ideias dos alunos,nas diferentes informações que os alunos encontarm e ao mesmo tempo transmitem aos demais colegas, a interatividade entre os mesmos,a exploração ativa e as formas de manuseio utilizadas.Além disso, tem contribuído para um melhor aprimoramento dos conteúdos e descobertas que fazemos(professor e alunos) no decorrer das aulas.

    ResponderExcluir
  128. Vejo que minhas aulas tiveram um avanço com o uso da internet, pude ampliar os conhecimentos dos meus alunos, mas como trabalho com a disciplina de educação física os alunos as vezes criam uma certa resistência, pois eles preferem estar fora da sala que na verdade é a maior característica da educação física. Mas é uma ferramenta muito valiosa para minhas aulas e meu planejamento, a internet se tornou um leque que me proporciona um refrigério quando o calor da mesmice da monotonia tente tomar conta da minha vida educacional. Tenho visto um crescimento e um questionamento maior de meus alunos relacionado as minhas aulas, mesmo com a dificuldade do acesso a internet pois a escola que trabalho se localiza na zona rural e cercada de montanhas e isso dificulta a chegada do sinal, mas tenho tido um exito nas aulas.

    ResponderExcluir
  129. vejo que minhas aulas tiveram um avanço com o uso da internet, pude ampliar meus conhecimento e dos meus alunos, mas como trabalho com a disciplina de educação física, os alunos criam uma certa resistência pois eles preferem estar fora da sala que na verdade é a maior característica das aulas de educação física. Mas é uma ferramenta muito valiosa para minhas aulas e meu planejamento, a internet se tornou para mim um leque que me proporciona um refrigério quando o calor da mesmice e da monotonia tentam sufocar minhas aulas e minha vida enquanto educador. Tenho visto um crescimento e um questionamento maior de meus alunos no que diz respeito as minha aulas, mesmo com a dificuldade do acesso a internet, pois minha escola se localiza na zona rural e cercadas de montanha e este relevo dificulta a chegada do sinal, mas tenho tido exito em minhas aulas, com um plantio e uma colheita prazerosa.

    José Otávio Herzog Fernandes
    EEEFM "Alto Jatibocas"

    ResponderExcluir
  130. O texto relata exatamente o que estamos vivendo hoje, com o surgimento da internet tudo ficou mais rápido e acessível. Trabalhando com alunos surdos, vejo a importância desses recursos dentro e fora da sala de aula, onde oferece uma independência que facilita e auxilia o seu processo de aprendizado, nesse sentido se torna uma ferramenta atrativa que potencializa uma interação que é diferente das outras mídias.

    Ediceia Garcia Mendes Gomes
    EEEFM "Profª Aleyde Cosme"

    ResponderExcluir
  131. Segundo Moran, a Internet é uma mídia de pesquisa, cuja palavra chave é a “busca” o “search”. É também uma mídia de comunicação, com ferramentas como o “chat”, o “e-mail”, o fórum. Mas, fundamentalmente, a Internet começa a ser um grande meio de no espaço educacional onde estão surgindo novos serviços virtuais, on-line. A Internet está ainda engatinhando, é uma nova mídia de comunicação.
    Na minha prática pedagógica o uso da internet oportuniza enriquecer o modo de aprender e ensinar de cada um, tanto do educando quanto do educador, pois precisamos problematizar relação com os processos desejáveis para a cada aprendizagem significativa e socialmente compartilhada entre aluno, professor, escola e família.

    ResponderExcluir
  132. Segundo Moran, a Internet é uma mídia de pesquisa, cuja palavra chave é a “busca” o “search”. É também uma mídia de comunicação, com ferramentas como o “chat”, o “e-mail”, o fórum. Mas, fundamentalmente, a Internet começa a ser um grande meio de no espaço educacional onde estão surgindo novos serviços virtuais, on-line. A Internet está ainda engatinhando, é uma nova mídia de comunicação.
    Na minha prática pedagógica o uso da internet oportuniza enriquecer o modo de aprender e ensinar de cada um, tanto do educando quanto do educador, pois precisamos problematizar relação com os processos desejáveis para a cada aprendizagem significativa e socialmente compartilhada entre aluno, professor, escola e família.

    Léa Silvia Postinghel Martinelli

    EEEFM "Profª Aleyde Cosme"
    Itarana-ES

    ResponderExcluir
  133. O texto retrata a realidade vivenciada no mundo moderno, mundo da tecnologia. A Internet está conectada à educação, esta, que é facilitada pela possibilidade de integração de várias mídias. Com a ferramenta que é a internet as aulas ficam mais prazerosas, isso aumenta a motivação dos alunos, pois abordamos questões que são pertinentes a eles e também relacionadas ao dia-a-dia. Os recursos tecnológicos devem ser utilizados como ferramentas eficientes na construção de conhecimentos, pois os alunos participam e passam a trocar experiências e resultados, ocorrendo assim a interação. Precisamos educar para saber compreender, sentir, comunicar-se melhor e agir integrando e interagindo com a comunicação pessoal, comunitária e tecnológica.

    Marília Smarzaro
    EEEFM "Padre Antônio Volkers"
    Marilândia - ES

    ResponderExcluir
  134. O uso da Internet é um elemento importante na relação de ensino e aprendizagem, ela permite a proximidade do professor e aluno, aluno e aluno e aluno e professor.
    São recursos diversificados, inovadores e comunicativos, que desperta e motiva o aluno a buscar a pesquisa e o conhecimento, torna a aula mais dinâmica, prazerosa, produtiva, lúdica e criativa. É um ambiente de cooperação e de socialização do conhecimento.
    A utilização de tais recursos deve estar unida a um planejamento pedagógico.
    Na minha prática pedagógica eu percebo a evolução, o crescimento e o desenvolvimento de meus alunos e a contribuição para a formação de cidadãos na sociedade atual.


    Elizangela Radinz Kuster Silva
    EEEFM “Profª Carolina Pichler”
    Colatina - ES

    ResponderExcluir
  135. O uso de tecnologias nas práticas pedagógicas não deve ficar fora do dia-a-dia escolar. A informática, desde que bem aplicada dentro das necessidades reais e atuais de cada aluno, pode ser grande aliada no acesso às informações e possibilitando novos conhecimentos. Há professores que resistem às mudanças e vêem no computador um rival, porém há outros que timidamente descobrem um aliado, auxiliando-lhes na prática pedagógica. Diante dessas possibilidades de mudanças faço bastante o uso desse recurso nas minhas aulas de Geografia, tanto para pesquisas, produção de slides para posteriores apresentações de trabalho em grupo e atualizações de diversos assuntos.

    MILENA STINGUEL
    EEEFM "JOSÉ DAMASCENO FILHO"
    BAIXO GUANDU/ES

    ResponderExcluir
  136. Vivemos hoje em uma sociedade onde as mídias desempenham uma função de formadoras de opiniões, alteram hábitos e costumes, influenciam nas mais distintas áreas seja do conhecimento, da economia, do entretenimento. Assim não conseguiremos a atenção de uma criança ou jovem nesse meio apenas com oratória, leitura e escrita. Ele já conhece outros meios atrativos de aprender.
    Podemos renovar a forma como a pesquisa e as aulas vêm sendo efetuadas no sistema educacional. A informática é um campo vasto e riquíssimo, podemos utilizá-la como instrumento de comunicação, de pesquisa, de produção de conhecimento, etc. Não há como negar a necessidade da utilização dos meios tecnológicos atuais no ambiente escolar, mas para que haja uma aprendizagem significativa o indivíduo deve ter a vontade e a disposição para que o processo ocorra.

    Rosa Maria Aparecida dos Anjos Marino
    EEEFM “Alfredo Lemos”, Itaimbé -Itaguaçu-ES

    ResponderExcluir
  137. Todos nós professores devemos estar informados sobre essa diversidade de tecnologias que a cada dia mais vem crescendo, para não "ficar atrasados" diante de nosso alunos conectados, e fazer com que as tecnologias façam parte de nosso dia a dia em sala de aula, pois assim permitimos ao nosso aluno um conhecimento mais interessante, mais real.E utilizando as tecnologias em nosso contexto escolar conseguimos aproximar mais os alunos, chamar sua atenção para as varias novidades, fazendo com que a aprendizagem fique mais iteressante e agradável.
    Edson Vander Nascimento Peroni
    E.E.E.F.M."Professor Santos Pinto"
    Governador Lindenberg-E.S.
    NTE 6 Colatina

    ResponderExcluir
  138. Avaliação da utilização da Internet na Educação Presencial

    Nos projetos brasileiros que temos acompanhado podemos observar algumas dimensões positivas e alguns problemas. Aumenta a motivação, o interesse dos alunos pelas aulas, pela pesquisa, pelos projetos. Motivação ligada à curiosidade pelas novas possibilidades, à modernidade que apresenta à internet. Há uma primeira etapa de deslumbramento, de curiosidade, de fascínio diante de tantas possibilidades novas. Depois vem a etapa de domínio da tecnologia, de escolha das preferências. Depois, começa-se a enxergar os defeitos, os problemas, as dificuldades de conexão, as repetições a demora. Na internet também desenvolvemos formas novas de comunicação, principalmente escrita. Escrevemos de forma mais aberta, hipertextual, conectada, multilinguística, aproximando texto e imagem. Agora começamos a incorporar sons imagens em movimento. A possibilidade de divulgar páginas pessoais e grupais na internet gera uma grande motivação, visibilidade, responsabilidade para professores e alunos. Todos se esforçam por escrever bem, por comunicar melhor as suas idéias, para serem aceitos, para “não fazer feio”. Alguns dos endereços mais interessantes ou visitados da internet no Brasil são feitos por adolescentes ou jovens.

    EEEFM “Alto Jatibocas”
    Luíza Acélia Dttmann Drescher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luíza, sem dúvidas a internet aumenta o interesse pela aprendizagem, causando nos educandos curiosidades e aumentando assim a motivação.
      EEEFM "ProfªCarolina Pichler"
      Clarice Natali
      Colatina, ES

      Excluir
  139. 3-PARTICIPAÇÃO NO BLOG DO CURSO-


    Não se pode negar que o a internet é uma poderosa ferramenta que muito pode contribuir para o êxito de nossos trabalhos, uma vez que os alunos têm um maior desenvolvimento e melhor aprendizagem . As atividades desenvolvidas possibilita uma melhor convivência com os outros nos trabalhos coletivos aprendendo a partilhar, dividir, aguardar a vez e principalmente como ressalta o texto estudado, aumenta as conexões linguísticas, geográficas e interpessoais. Tanto o ensino como a aprendizagem passam a ser realizados de maneira mais prazerosa, atraente e ao mesmo tempo despertando uma maior vontade de aprender e resolver as atividades propostas por meio de construção de seu conhecimento. È uma nova ferramenta que nos proporciona realmente uma nova maneira de comunicação que agrada tanto os educandos como os educadores.

    Nome: ILZA KUHNN
    APAE DE BAIXO GUANDU -ES

    ResponderExcluir
  140. Ativ._3 Renilda
    A internet passa a ser um vício, pois nada realizamos sem que busquemos maiores informações a respeito de nossas atividades que serão desenvolvidas. É uma essencial ferramenta não somente para informar e/ou conhecer, mas primordialmente pela diversidade de idéias, sugestões, dando-nos a oportunidade para escolher, selecionar e/ou usufruir do que mais nos interessa ou convém. É realmente um vasto universo com variadas sugestões e diferentes autores. Aprendemos muito mais do que buscamos para ensinar. Sempre temos de sobra informações ou conhecimento para trabalhar os assuntos que precisamos. Isso acontece em todos os campos e áreas de conhecimento, ou seja, para qualquer profissional. É um “escândalo” de informações das quais podemos fazer o devido uso no nosso cotidiano. E o que fazer é melhor, sempre está do nosso lado, onde quer que estejamos. Bom demais.


    RENILDA SAICK
    APAE BAIXO GUANDU-ES

    ResponderExcluir
  141. O uso da internet na educação nos proporciona várias possibilidades de nós educadores planejarmos melhor as nossas aulas e mostrar para os nossos alunos que a internet quando usada corretamente irá mostrar um leque de informações importantes para a nossa vida.
    Educadores vamos utilizar as tecnologias existentes em nossa escola proporcionando ao aluno um aprendizado com inúmeras informações e assim iremos motivá-los a navegar na internet para ampliar o seu leque de conhecimento, preparando-o para este mundo com tanta tecnologia que a cada dia vai se aperfeiçoando ainda mais. Por isso educadores é necessário utilizarmos a tecnologia em nossas aulas para que possamos despertar em nossos alunos uma aprendizagem cada vez melhor.

    EEEFM “São Domingos”
    Fabiola Sedde
    São Domingos do Norte -Es

    ResponderExcluir
  142. A utilização da internet é de estrema importância para os alunos, já que a tecnologia está ao nosso redor, isso é um dos motivos de estar levando-os ao lied, pois muitos não têm acesso a este, assim também posso dizer que eles se sentem cada vez mais interessados. Utilizo também para pesquisarem coisa relacionada aos assuntos já que a matemática pouco aprecia os alunos, assim torna a minha aula mais prazerosa. O uso da internet também pode nos demonstrar o trabalho coletivo entre professor e aluno, eles se sentem mais a vontade e acabam se interagindo cada vez mais.
    Rosenilda Guilherme Brandenburg
    EEEFM “Alto Jatibocas”
    Itarana

    ResponderExcluir
  143. Percebo pelos comentários dos colegas professores que a internet é efetivamente um instrumento de dinamização no cotidiano escolar. Auxiliando nos planejamentos das aulas e atividades. As pesquisas com os alunos são enriquecidas com este instrumento auxiliando o professor no processo ensino-aprendizagem. Que possamos sempre estar em formação para o melhor uso desta ferramenta.
    Schaulla Covre
    Tutora - Turma NTE Colatina 02
    EEEFM "ProfªAleyde Cosme" - Itarana.

    ResponderExcluir
  144. “A Internet tem sido usada de diversas maneiras e em diferentes níveis de intensidade, em todas as modalidades da educação, tanto por alunos como por professores, refletindo diretamente na qualidade do ensino, pela qual se luta e sobre a qual se discute demasiadamente”.
    Diante dessa troca de informações, acredito que foi de suma importância o surgimento da internet, porém devemos tomar um certo cuidado, pois existem pessoas que não sabem lidar com essa tecnologia e acabam fazendo uso para coisas que não são corretas.
    Daiane Boecker Sfalcini
    E.E.E.F.M. “Honório Fraga”
    Colatina- ES

    ResponderExcluir
  145. Dentre os benefícios das tecnologias na educação para a construção do conhecimento o uso da internet proporciona mediar a aprendizagem escolar, uma vez que os serviços oferecidos pela rede podem possibilitar múltiplas interações do educando com outros indivíduos, comunidades, redes, e outros.. E nesta interação, o educando pode ser um sujeito ativo na constituição do seu próprio processo de aprendizagem, construindo seu próprio conhecimento que se dá de forma inter ou intrapessoal.

    Márcia Helena Colombi
    EEEFM Professora Carolina Piclher
    Colatina - ES

    ResponderExcluir
  146. A internet é uma ferramenta que posso ter em mãos para complementar alguns conteúdos do programa curricular. Com a internet posso propor aos meus alunos trabalhos de pesquisas com assuntos recentes que são divulgados pela mídia. Além disso, a internet ajuda também aumentar os laços de amizades e até trocar informações com alunos e professores de outros estados através de sites de relacionamentos.
    Como o próprio autor do texto "Avaliação da utilização da Internet na educação presencial" cita em seu texto que ela ajuda na adaptação a ritmos diferentes permitindo que cada aluno encontre o seu ritmo.
    Carla de Bem dos Santos Souza
    EEEFM Felício Melotti - São Roque do Canaã
    NTE Colatina 1

    ResponderExcluir
  147. Por ser uma ferramenta de grande valia na educação, a internet está presente de maneira eficaz em nosso cotidiano enquanto educadores mediadores do conhecimento. Partindo desse pressuposto faze-se necessário a atenção perante o processo de pesquisa das fontes para que nossos planos concretizem-se diante das expectativas.

    Andre Lulio
    EEEFM David Roldi
    Colatina

    ResponderExcluir
  148. A Internet impulsiona mudanças nos dias atuais. Hoje, grandes avanços em várias áreas e principalmente na educação se dão principalmente devido às tecnologias de informação e comunicação. O texto destaca a internet como incentivadora no processo ensino/aprendizagem e garante uma interação social com outros profissionais e até com os alunos. De acordo com a fala de José Manuel Moran: ...O aluno aumenta as conexões lingüísticas, as geográficas e as interpessoais...

    Cursista: Angela Fabris Bosi
    EEEFM David Roldi
    São Roque do Canaã
    NTE Colatina 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Internet é um divisor de tempos. Antes da internet o professor trabalhava com seus livros didáticos, quadro de giz, e com sua experiência buscava em outras fontes de pesquisas impressas, enriquecer sua prática. Alguns educadores mais ousados propiciavam ao aluno oportunidades de os mesmos construírem seus conhecimentos, por isso vemos tantos profissionais bons fazendo a diferença. Ao contrário disso, profissionais acomodados que formaram cidadãos submissos, acomodados e sem perspectiva. Depois da internet se abre um caminho com inúmeras possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Não tem como negar a aprendizagem que vem desta ferramenta de pesquisa. Sabemos que é necessário desenvolver um trabalho sobre a importância e perigos que este recurso tecnológico oferece, mas a aprendizagem significativa que dele resulta é infinita e também divisor de tempos.

      Cursista: Alessandra Finco Gottardo
      EEEFM "Professor Santos Pinto"
      Governador Lindenberg ES
      NTE 6

      Excluir
    2. Olá Angela, a internet está sempre provocando mudanças nos dias atuais, possibilitando-nos uma enorme quantidade de informações indispensáveis aos nossos conhecimentos.
      EEEFM "Profª Carolina Pichler"
      Clarice natali
      Colatina,ES

      Excluir
  149. Cirlene Wagner de Mattos dos Santos - APAE -Baixo Guandu ES
    Ativ_3
    A internet em minha prática pedagógica é o que denominamos de tudo de bom, pois além de facilitar nossa busca, nos enriquece com informações além das quais buscamos. Outro jeito bastante curioso é a surpresa que temos quando nossos alunos apresentam informações que desconhecemos. Nessa hora vemos a grandeza dessa ferramenta em nosso meio. Isso nos leva a buscar e estudar sempre, pois não podemos ficar sempre aquém dos nossos alunos, em algumas vezes é até gratificante. No entanto precisamos estar atentos, pois eles sabem muito bem quando não estudamos. Ninguém gosta de trabalhar com profissionais que não estudam e/ou que pouco sabem e não se atualizam. Este mundo tecnológico muda com tamanha rapidez que se não acompanharmos perdemos o comando do barco e a navegação será um fracasso. Nascemos para vencer sempre. Por isso mesmo o autor salienta a respeito das etapas pelas quais passam os alunos, mostrando claramente os resultados positivos, os quais também já perceberam em nossos trabalhos. Há também aqueles que encontram tudo pronto, no entanto precisam entender a respeito do tema para apresentar para os colegas e professores mostrando seus conhecimentos e falando de sua busca de informações e aprendizagens. O que ainda dificulta nosso trabalho é a falta de material para a realização da pesquisa, uma vez que muitos ainda não possuem computador e a escola por sua vez também não atende a sua demanda. Mas na hora de pesquisar eles buscam e apresentam mesmo com algumas limitações e dificuldades. Mas mesmo diante do exposto a aprendizagem é grande e o desenvolvimento e crescimento de nossos alunos são bastante satisfatórios diante do que temos para usufruir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cirlene, a internet realmente é tudo de bom, favorecendo nossa aprendizagem na busca de informações que desconhecemos, sendo um meio de recurso indispensável a nossa prática pedagógica.
      EEEFM " Profª Carolina Pichler"
      Clarice natali
      Colatina ES

      Excluir
  150. A utilização da internet na educação presencial tem sido muito significativa e efetiva, pois os alunos demonstram um interesse maior. Por apresentar conteúdos dinâmicos e atualizados, tendo uma conexão com todo o mundo de forma instantânea faz com que o aluno tenha um aprendizado facilitado. Além de despertar nos alunos o interesse em pesquisas e em produções e interpretações de texto faz com que os professores também se mantenham atualizados para que possam orientar o aluno de melhor forma e assim saber por onde andam, pois a internet é um campo amplo que contém tanto informações que ajudam e também que prejudicam.

    EEFM “Profª Carolina Pichler”
    Rosicléia Carvalho Santos
    Colatina - ES

    ResponderExcluir
  151. A Internet é uma ferramenta que possibilita aos indivíduos vantagens, ela constitui um dos melhores recursos educativos. Deste modo, utilizo constantemente na minha prática pedagógica, onde posso tirar o melhor proveito, pois me permite preparar a aula tornando-a mais interessante, motivante e colaborativa, buscando melhores e maiores documentos, vídeos, curiosidades etc. A Internet me proporciona um ambiente interativo, torna a prática pedagógica mais atrativa e dinâmica para a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos. Como diz José Manuel Moran: A Internet ajuda a desenvolver a intuição, a flexibilidade mental, a adaptação a ritmos diferentes.

    EEEFM “ DAVID ROLDI”
    MAGNA O. ZINGER
    SÃO ROQUE DO CANAÃ

    ResponderExcluir
  152. Mediante ao texto de José Manuel Moran e dos comentários dos colegas, não podemos negar que a internet é hoje uma das tecnologias mais acessadas tanto no contexto escolar quanto no meio social. Sua utilização nos proporciona dimensões positivas e também alguns problemas. Por um lado aumenta a motivação, o interesse dos alunos pelas aulas, pela pesquisa. Por outro se começa a enxergar os defeitos, os problemas, as dificuldades de conexão, a demora, mas as aulas desenvolvidas com o auxílio da internet fazem uma grande diferença: são mais motivadoras, reflexivas e proporcionam maior compreensão dos assuntos. A utilização da mesma contribui muito para minha prática docente. Antes de utilizar essa ferramenta, percebi que minhas aulas eram monótonas. A partir do momento que inseri em minha prática pedagógica tal ferramenta, pude perceber como as aulas se tornaram interessantes e atrativas. A interação dos alunos com as tecnologias impõem uma mudança por parte dos docentes dentro da sala de aula e também certo cuidado, pois quando se direciona uma pesquisa, por exemplo, é preciso fazer com que eles foquem no objetivo, pois o espaço informativo na internet é muito amplo.
    Gostei muito da fala de Moran: “A internet permite a pesquisa individual, em que cada aluno vai ao seu próprio ritmo e a pesquisa em grupo, em que se desenvolve a aprendizagem colaborativa”.
    Muitos alunos ainda sentem dificuldades quanto ao uso desse instrumento enriquecedor. E o trabalho em equipe é uma das formas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem. Mas, mesmo diante de tais dificuldades a aprendizagem é significativa e o desenvolvimento e crescimento de nossos alunos são satisfatórios.
    Vanessa Capeline Gonçalves.
    EEEFM “Professor Santos Pinto”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso da internet na minha prática pedagógica está sempre voltado para o ensino aprendizagem, possibilitando aos educandos momentos de expressão, de idéias, de comunicação, de interação social e produção de conhecimentos, exercitando sempre a capacidade de procurar e selecionar informações, de resolver problemas e aprender.

      EEEFM "Carolina Pichler"
      Clarice natali
      Colatina, ES

      Excluir
  153. Anonimo
    O mundo atual desafia o educador a refletir e buscar melhorias par inovar e diversificar suas aulas utilizando de recursos tecnológicos como ferramentas indispensáveis a sua prática pedagógica.
    Dessa forma é preciso o educador tenha domínio par que aorram mudanças significativas e que o professor tenha um planejamento bem elaborado e com objetivos, para que estes construam seus conhecimentos de forma parazerosa e eficaz.
    Huemersom Comério
    EEEFM "Padre Antônio Volkres"

    ResponderExcluir
  154. O uso da internet na minha prática pedagógica está sempre voltado para o ensino aprendizagem, possibilitando aos educandos momentos de expressão, de idéias, de comunicação, de interação social e produção de conhecimentos, exercitando sempre a capacidade de procurar e selecionar informações, de resolver problemas e aprender.

    EEEFM "Carolina Pichler"
    Clarice natali
    Colatina, ES

    ResponderExcluir
  155. Na minha realidade escolar, o uso da internet esta mais associada a pesquisa de material para trabalhar com os alunos, trabalho no centro supletivo Pedro Antonio Vitali, mas tenho sempre indicado aos alunos com acesso a internet, que procurem as video aulas sobre os assuntos que eles tem muita difucldade, isto tem ajudado muito aqueles alunos que tem pouco tempo para ir a escola, penso que a internet esta contribuindo muito para aqueles alunos avançarem mais rápido

    CENTRO SUPLETIVO "PEDRO ANTONIO VITALI"
    MARIA BERNADETE MENEGHELLI DE ALMEIDA
    COLATINA, ES

    ResponderExcluir
  156. Em tempos em tempos nos deparamos com tecnologias cada vez mais impressionantes e contribuidoras no processo ensino-aprendizagem. E nós como professores temos que estar sempre interagindo com essa ferramenta tão importante para a melhoria de nosso trabalho, afinal, não podemos nos deparar com essas novidades e apenas achar legal ou interessante, temos que nos lançar a experiência e aprender usá-las da melhor maneira possível. Como disse Moran em seu texto, a internet desenvolve a aprendizagem, a flexibilidade e a comunicação do aluno.
    Janaina Pancieri Gottarde Sedel
    EEEFM "Irineu Morello"
    Governador Lindenberg

    ResponderExcluir
  157. A nossa realidade hoje, são alunos que não sabem viver se estar conectados à internet, pois já nasceram na era da tecnologia. Nós professores é que temos que nos adaptar a essa nova realidade e planejarmos nossas aulas inserindo a tecnologia, aproveitando inclusive o que o aluno já conhece. No texto de José Manuel Moran ele nos apresenta esta experiência e com sucesso. Vamos aproveitá-la.

    Tânia Luzia Pereira das Posses
    EEEFM Honório Fraga- Colatina

    ResponderExcluir
  158. A internet é hoje uma das tecnologias mais acessadas tanto na escola, quanto na sociedade. Sua utilização nos leva a encontrar situações positivas e também alguns pontos negativos. O envolvimento dos alunos com as tecnologias estabelecem uma mudança na parte dos docentes dentro da sala de aula, onde os mesmos deverão ter certo cuidados ao elaborar suas aulas. Pois quando se organiza uma pesquisa é preciso fazer com que eles foquem no objetivo, pois o ambiente informativo na internet é muito extenso.


    EEEFM “ DAVID ROLDI”
    SIMONE DA CRUZ
    SÃO ROQUE DO CANAÃ

    ResponderExcluir
  159. A introdução de novas tecnologias na educação tem um papel de destaque no momento social em que estamos vivendo, principalmente associadas ao uso do computador, está provocando uma mudança no paradigma educacional.
    Atualmente, o meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos, fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questões do cotidiano trazidas na sala de aula.
    A educação se integrando nesse importante processo de aprendizagem. Toda essa evolução trouxe a facilidade do conhecimento, dinamizou a forma de transmitir o saber, agilizou a informação, quebrou paradigmas e fortaleceu a liberdade para uma atualização contínua.

    SIRLEIDE STORCH VASCONCELOS ALVES
    EEEFM "JOSÉ DAMASCENO FILHO"
    BAIXO GUANDU/ES

    ResponderExcluir
  160. Para mim como professora o texto remete a verdade, pois eu também uso da internet com um meio de buscar informações e atualidades relevantes ao tema proposto da aula, oferecendo mais uma oportunidade de aprendizado eficaz e de qualidade.
    Quando passo um trabalho divido os alunos em grupos e os levo para a sala de informática para que eles pesquisem sempre mais e mais. Meu objetivo não é que eles copiem e colem da internet, mas com que eles leiam e montem seus próprios trabalhos, fazendo com que eles sejam críticos e autênticos.
    Com esse recurso o aluno se evolve de forma à buscar novas experiências e conhecimentos, demonstrando curiosidades, interesse e prazer ao estudo.
    Nome: Aline Chiabai Costa Franco
    Escola: EEEFM “Alto Jatibocas”- Itarana –E.S

    ResponderExcluir
  161. A internet hoje é uma ferramenta aliada ao aprendizado e a construção de novos conhecimentos se for devidamente direcionada. Como professora busco a internet como forma de aperfeiçoar meus conhecimentos a partir das pesquisas que realizo, levando também meus alunos a perceberem que pesquisar na internet vai muito além de copiar o que está lá, mas de olhar aquele conhecimento com olhos críticos, e selecionar as informações que atendam às suas necessidades.
    A internet deve ser usada como uma forma de expandir o conhecimento, pois as informações ali registradas são sempre atuais, o que desperta maior interesse do aluno e facilita também nosso planejamento e a busca por novas informações, enquanto mediadores do conhecimento.

    Nome: Adriely Salvador Pizzigatti Pazini
    Escola: EEEFM "David Roldi" - São Roque do Canaã - ES

    ResponderExcluir
  162. No texto fica bem claro que o uso das tecnologias em sala de aula vem para o crescimento cognitivo do aluno. Diz no texto “a Internet ajuda a desenvolver a intuição, a flexibilidade mental, a adaptação a ritmos diferentes.”
    Para nossos alunos a tecnologia já faz parte de sua vida cotidiana.
    Por esses motivos nós professores devemos sempre que possível nos aproximar dessa nova realidade.
    EEEFM “São Domingos do Norte”
    Rhuana Carla Mauri

    ResponderExcluir
  163. Como diz o texto, hoje com as novas tecnologias disponíveis, está aberta aos alunos novas possibilidades.Comparando-se o passado com a atualidade,hoje as aulas são mais interessantes,pois com o uso da internet torna as aulas mais dinâmicas,os alunos mais questionadores e com melhor aprendizado.Ao me preparar para atuar em sala de aula,sempre busco me atualizar por fazer pesquisas na internet sobre os tópicos principais que serão utilizados nas aulas,e isso tem contribuído para aumentar meu conhecimento e tem ajudado ao aluno a aprender melhor os conteúdos desenvolvidos no dia-a-dia.

    Shara Gomes Scotá
    EEEFM"Eurico Salles"- Itaguaçu-ES.

    ResponderExcluir
  164. Enquanto educadores é comum trabalharmos de forma diferenciada com nossos alunos para que consigamos obter êxito em nossas práticas e temos como recurso de diferenciação a internet, ferramenta de caráter investigativo que ativa as potencialidades dos alunos, trabalhando as competências e habilidades dos mesmos. A internet além de trabalhar dessa forma, aguça o censo crítico, pois a partir dela o indivíduo escolhe o que pesquisar e como pesquisar. Isso direta e/ou indiretamente reflete na qualidade do processo de ensino-aprendizagem. O interesse por novos conhecimentos surgirá de forma espontânea e fará parte do cotidiano do público-alvo em questão: os alunos.

    ResponderExcluir
  165. Enquanto educadores é comum trabalharmos de forma diferenciada com nossos alunos para que consigamos obter êxito em nossas práticas e temos como recurso de diferenciação a internet, ferramenta de caráter investigativo que ativa as potencialidades dos alunos, trabalhando as competências e habilidades dos mesmos. A internet além de trabalhar dessa forma, aguça o censo crítico, pois a partir dela o indivíduo escolhe o que pesquisar e como pesquisar. Isso direta e/ou indiretamente reflete na qualidade do processo de ensino-aprendizagem. O interesse por novos conhecimentos surgirá de forma espontânea e fará parte do cotidiano do público-alvo em questão: os alunos.

    Rafaela Pazini
    EEEFM DAvid Roldi - São Roque do Canaã

    ResponderExcluir
  166. Com os avanços da tecnologia veio ajudar e muito a prática pedagógica, para os alunos e também para os professores, hoje o que seria da educação sem a internet. Para a educação veio enriquecer a fonte de pesquisa, pois abre um grande leque para pesquisa na internet quando nos deparamos com diversas fontes de pesquisa, ajuda o pesquisador a cada momento a busca mais e mais fontes de pesquisa e autores diferentes, com isso facilitando e economizando muito tempo a qual perderia ao se pesquisa nos livros. Mas por isso devemos tomar muito cuidados com as pesquisa realizadas na internet, ao se pesquisar temos que conferir a fonte de pesquisa encontrada se estão corretamente digitada, e se está de acordo com o que diz o autor, pois encontramos muitas informações escritas e erradas na internet, temos sim ao fazer uma pesquisa verificar nos livros se aquilo que estava postado confere com o autor do livro.

    Fernando Xavier Matos
    EEEFM José Damasceno Filho
    Baixo Guandu-ES
    NTE Colatina

    ResponderExcluir
  167. Cursista: Simoni Tessarolo Merlo briel EEEFM"David Roldi"
    São Roque do Canaã
    Com base na leitura do texto de José Manuel Moran, percebo o valioso poder da internetnos dias de hoje. Concordo com seu ponto de vista e procuro também na minha prática pedagógica fazer o uso dessa ferramenta inovadora e transformadora que possibilita tornar o nosso trabalho mais prazeroso e interessante, propiciando assim,uma aprendizagem mais eficaz, onde os nossos alunos são desafiados a descobrirem novos conhcimentos através de uma viagem fantástica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simoni,concordo com você ,na citaçâo " o uso dessa ferramenta inovadora poissibilita tornar nosso trabalho mais prazero e interessante",principalmente na língua inglesa ,trabalahando com Porjeto "Singing in the Class." Observa-se a interação dos educando com o aprendizado significativo.
      Claudia Merlo.
      EEEFm "Alfredo Lemos." Itaguaçu.

      Excluir
  168. Cursista: Rosiani Sperandio Cassani EEEFM"David Roldi"
    São Roque do Canaã
    A internet tem contribuído com inúmeras possibilidades dentro do planejanmento de minhas aulas, modificando minha prática na organização de atividades, objetivando a construção do conhecimento, aguçando a curiosidade, o interesse e enfatizando maior integração dos alunos.

    ResponderExcluir
  169. Atividade 3 – Participação do blog do curso
    Alexandra Cardoso Beloti – EEEMF. “David Roldi” – São Roque do Canaã.


    A internet está presente de maneira decisiva em nosso cotidiano. Seu ingresso em nossas vidas tem mobilizado um conjunto de transformações tanto no comportamento dos indivíduos, quanto da sociedade. Trata-se de uma realidade irreversível para o bem ou para o mal, estamos interligados, de algum modo, conectados.
    Um ponto importante para a prática é buscar, descobrir algo que curiosamente a maioria dos alunos quer conhecer.
    Outro aspecto ao qual precisamos ficar atentos é o processo de pesquisa das fontes.
    Para que um planejamento se realize plenamente, precisaremos ficar atentos e estabelecer critérios de pesquisa.
    Com a utilização da internet em nossa prática, o professor busca contribuir para o aprioramento do planejamento escolar ajudando professor e aluno a consolidar conhecimentos, sendo o professor seu fundamental media

    ResponderExcluir
  170. Vivemos hoje num mundo de constantes transformações tecnológicas. A internet é uma ferramenta essencial para o crescimento do ensino e vem sendo uma ferramenta essencial na minha prática pedagógica. A aulas tornam-se mais prazerosas e o processo de ensino-aprendizagem inovador.
    Edna Jacome Bonifácio.
    EEEFM "São Domingos".
    São Domingos do Norte-ES.

    ResponderExcluir
  171. Observei que Moran tem a preocupação em reunir questões humanísticas de comunicação interpessoal, da dupla troca entre professores, alunos, com o uso das tecnologias. Mudanças tão profundas na sociedade, que elas afetam também a educação. Mudanças em todos os campos: na medicina, nas ciências, no comportamento e também na educação. Está havendo pressão pela educação contínua, pela educação à distância. Aos poucos a educação vai-se tornando uma mistura de cursos, de sala de aula física e também de intercâmbio virtual. Em alguns cursos, predominará o presencial, em outros, o virtual, vejo que nos cursos virtuais o aluno bem como os professores desenvolve mais intuição, pois a avaliação é instantânea, na internet é assim. A intuição é fundamental como capacidade de organizar de maneira imediata o fragmentado. Além de permitir atualização constante.

    Juliana Santos Sabaini
    EEEFM "Conde de Linhares"
    Colatina ES

    ResponderExcluir
  172. Nestes tempos modernos que vivemos, as Tics são essenciais na vivência dos nossos alunos, mas percebo que eles tem de saber usar esta ferramentas, pois não basta só dizer para eles pesquisarem é preciso que o professor faça o elo nesta nova descoberta de ensinar.Na minha prática pedagógica utilizo muito o lied, mas tenho alguns alunos que ainda persistem em dizer que não estão acostumados com essa tecnologia, sentem certa dificuldade em manusear essa máquina, mas percebo que as aulas se tornam mais intensificante, pois explico na sala e em outra aula vamos ao Lied para compreender o que estudamos e uma maneira prática de se obter conhecimento.
    Maria Lindinalva de J. Sylvestre
    EEEFM "LIONS CLUB" de Colatina
    Colatina-ES

    ResponderExcluir
  173. Avaliação da utilização da internet na educação presencial

    Segundo Moran , “ a aprendizagem de línguas, principalmente do inglês, é um dos principal motivos para o sucesso das atividades desenvolvidas envolvendo o computador”, concordo com esta citação , pois, comparando minhas práticas pedagógicas na disciplina de inglês, agora e antes ,posso afirmar que mudou muito, cada vez mais procuro inserir aulas, na sala de informática nas sequências didáticas desenvolvidas de acordo com os eixos propostos no currículo de cada série.

    Neste contexto a internet possibilitou a se deslocar do presente ir ao passado e refletindo a realidade de cada educando, do meio onde ele vive e as mudanças ocorrentes ao longo dos anos. O projeto está sendo um sucesso ,estou encantada com com o interesse dos educandos ,
    e ainda, a curiosidade dos mesmos em saber o que está escrito nos textos ocultos ( links).
    No desempenho da explicação dos trabalhos estou percebendo a veracidade das informações coletadas.
    Claudia T. Merlo Gramelich
    EEEFM " Alfredo Lemos".

    ResponderExcluir
  174. Percebi que o autor tem um preocupação em reunir questões humanisticas de comunicação interpessoal como disse a colega mais acima, entrteanto as TICS aparecem para reafirmar a educação que ja existe, onde o quantitativo ainda sobrepõe o desejo da sociedade em ter uma educação de qualidade. A necessidade da construção de uma sociedade crítica e questionadora ainda esbarra nos índices exigidos pelos governos de nosso país. Salas abarrotadas de crianças, salários desmotivadores paras os colegas que atuam na área e ausência de recursos para as escolas tornarão as TICS em mais uma simples tentativa. Atesto que não sou contra as TICS, pelo contrário, admiro o valor e grandiosidade destas como um maravilhoso instrumento pedagógico, só penso ser a educação da qual faço parte despreparada para o efetivo uso das tecnologias, tendo em vista a defasagem dos equipamentos existentes nas escolas, e dos diversos problemas existentes em nossa grade curricular,e no próprio currículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto acima é de minha autoria, me desculpe pois esqueci de por a identificação.
      Aylton Angelo de Almeida
      EEEFM Profª Carolina Pichler

      Excluir
  175. A Internet está explodindo como a mídia mais promissora desde a implantação da televisão. É a mídia mais aberta, descentralizada e, por isso mesmo, mais ameaçadora. As tecnologias podem nos ajudar, mas, fundamentalmente, educar é aprender a gerenciar um conjunto de informações e torná-las algo significativo para cada um de nós, isto é, o conhecimento. Hoje nós temos inúmeras informações e um conhecimento bem menor, porque estas nos escapam, estão soltas, não sabemos reorganizá-las. O conhecimento é isso. Além de gerenciar a informação, é importante aprender a gerenciar também sentimentos, afetos, todo o universo das emoções. Educar é um processo complexo, não é somente ensinar idéias, é ensinar também a lidar com toda essa gama de sensações, emoções que nos ajudem a nos equilibramos e a viver com confiança. O professor que tem uma atitude de equilíbrio e que inspira confiança ajuda muito os seus alunos a evoluir no processo de aprendizagem. Seria maravilhoso se todas as escolas tivessem a oportunidade de oferecer a seus alunos a utilização da tecnologia, infelizmente, na prática da escola em que atuo, não se utiliza com mais intensidade porque precisa de adaptação, que não está ao alcance somente da escola, necessita de ajuda e acompanhamento dos órgão competente e mantenedor. Porém percebe-se a influência e a importância das tecnologias na vida dos alunos, professores e demais funcionários.

    Tania Maria de Carvalho Cachoeiro
    EEEF Brasil


    ResponderExcluir
  176. Ao ler o texto do autor José Manoel Moran vejo que a internet é mais um recurso no qual nós educadores podemos lançarmos mão para o melhor desempenho em nossos planejamentos e mais informações para os nossos alunos. O professor através da internet procura se informar e buscar temas atualizados para suas aulas.
    Nilce Gobetti
    EEE "CEEJA Pedro Antônio Vitali"
    Colatina - ES

    ResponderExcluir
  177. Cursista: Simoni Tessarolo Merlo Briel EEEFM” David Roldi”
    São Roque do Canaã
    Com base na leitura do texto de José Manuel Moran, percebo o valioso poder da internet nos dias atuais. Concordo com seu ponto de vista e procuro também na minha prática pedagógica fazer o uso dessa ferramenta inovadora e transformadora que possibilita tornar o nosso trabalho mais prazeroso e atraente, propiciando assim uma aprendizagem mais eficaz, onde os alunos são desafiados a descobrir novos conhecimentos que serão essenciais para seu aprendizado. Sabemos que para haver um processo ensino aprendizagem significativo, é preciso que o aluno tenha oportunidade de questionar, buscar, refletir e desenvolver suas habilidades através da sua interação constante e isso é possível graças à essas novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  178. O texto de José Manuel Moran nos propõe romper as barreiras do ensino comum, instiga a utilização da internet como recurso produtivo de ensino. Entretanto, é preciso refletir a realidade de cada escola e aos alunos que ela atende. Uma escola do interior tem uma concepção de uso da internet diferente de uma escola urbana. De qualquer forma, hoje a tecnologia é importantíssima no ambiente escolar.

    Emanuele P Cozzer Merlo
    EEEFM "Irineu Morello"

    ResponderExcluir
  179. Nos eucadores devemso utilizar a internet como nossa aliada, pois ela é uma ferramenta atraente e torna nossos trabalhos e também de nossos alunos mais atraentes. O uso da mesma deve ser de forama a tornar o ensino-aprendizado mais eficiente e agradável.

    Letícia da Penha Glippel Caratinga
    EEEM "Antônio Eugênio Rosa"
    Colatina

    ResponderExcluir
  180. Nossos alunos constantemente estão em contato com as tecnologias, cabe a nós professores sabermos inseri-las no contexto ensino/aprendizagem, de forma eficaz e produtiva. Tenho usado algumas das tecnologias disponíveis e posso dizer que os resultados obtidos tem sido positivos.

    Ana Paula dos Reis Soares
    EEEFM “Profa Carolina Pichler”

    ResponderExcluir
  181. Com o texto “Avaliação da utilização da Internet na educação presencial” de José Manuel Moran, pude observar que posso melhorar minhas aulas, pois sinto-me mais motivado, aumentando o meu interesse em descobrir novos caminhos de interação com os estudantes, no sentido de oportunizar novas formas de aprendizagem cooperativa, pesquisa em grupos, troca de experiências, enfim a intenet oferece muitas formas de ampliar o nosso conhecimento, utilizando os hipertextos, aproximando ainda mais o conhecimento à imagens, sons, textos, confirmando a riqueza de interações e sugestões de atividades para nós professores, transformando nossa didática de maneira muito significativa, tanto individual como também coletiva, através de projetos que podem ser compartilhados utilizando a interdisciplinaridade.
    Cursista: Pérecles Ferraço Nunes Junior.
    Escola: EEEFM “Honório Fraga”

    ResponderExcluir
  182. Ao ler o texto vejo que a internet tem contribuído em nossos planejamentos, em aulas mas dinâmicas. O professor esta sempre em busca da construção do conhecimento e utiliza a internet como uma das ferramentas.
    Luciana Sabaini Zanetti
    EEEM “Antônio Eugênio Rosa” - Colatina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você professora. Com a internet ao nosso alcance tudo se torna mais fácil. Estamos sempre buscando.
      Suellen Sperandio.
      CAEE Colatina.

      Excluir
  183. O texto do autor José Manoel Morgan, só vem a contribuir para nossa melhor reflexão sobre nossas aulas, nosso planejamento e nossa execussão deste planejamento em nosso dia a dia escolar. As escolas hoje, estão mais preparadas e equipadas. A internet já está ao alcance de todos.
    O professor deve aproveitar esta ferramenta para enriquecer suas aulas, tornando-as mais interessantes e dinâmicas para uma maior participaçãodos alunos. Esta tecnologia também é muito importante para nós professores, que podemos contar com esta riquíssima fonte de pesquisa.
    Suellen Sperandio.
    CAEE Ängela de Brienza¨ Colatina.

    ResponderExcluir
  184. O texto de José Manuel Moran nos mostra os inúmeros benefícios alcançados com a utilização da internet na educação. Fato este que percebemos claramente no dia-a-dia escolar, com aulas mais práticas e interessantes, levando o aluno a um mundo de conhecimentos. Mas o autor deixa claro também os problemas que o mau uso dessa ferramenta pode causar, principalmente se não houver um direcionamento nos trabalhos e pesquisas. É preciso um planejamento bem feito dos docentes para alcançar o objetivo idealizado.
    Edgar Pedroni Cozzer
    EEEFM "irineu Morello"
    Governador Lindenberg

    ResponderExcluir